O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo - Imagem Destacada
Destaques,  Resenhas

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Resenha

‘O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’: cada página mais linda que a outra

Nesse período caótico que estamos vivendo, tenho que admitir que foi ótimo simplesmente entrar numa livraria, encontrar uma obra que tenha me feito querer levá-la para casa depois de ficar algum tempo só olhando de prateleira em prateleira. Foi exatamente assim que encontrei O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, do artista Charlie Mackesy, publicado pela editora Sextante.

Logo no prefácio da obra, Mackesy já nos explica que o que encontraremos não é uma narrativa em prosa e que ele queria escrever aquele livro, mas não sabia como.

Então, ele fez uso da sua incrível habilidade como artista e criou ilustrações lindíssimas para constituírem cada uma das páginas e tornarem o seu livro muito incrível.

Conheça ‘O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’

A história tem quatro personagens, que são os próprios que compõem o título da obra. Basicamente, temos esses quatro personagens convivendo e interagindo entre si, que parecem aprender um com o outro, fazendo perguntas, dando respostas e dividindo seus sentimentos e pensamentos.

Ao contrário do que eu normalmente vejo nos livros que leio, esse livro não tem um enredo muito comum. Eu diria que o que o autor fez foi colocar nas páginas filosofias que ele mesmo parece ter aprendido — algumas não são novidade, mas outras são bonitas e interessantes.

O livro até pareceria um tipo de autoajuda e algumas dessas filosofias deles poderiam parecer clichês. Se não fosse pelas ilustrações.

É cada uma mais linda que a outra. Mackesy conseguiu criar imagens simples e delicadas, maravilhosamente expressivas e quase poéticas. As imagens nos contam o que as poucas palavras que o autor escreveu não contam.

Edição brasileira

Pelo que observei, a editora Sextante usou a mesma edição que a estrangeira, que foi completamente satisfatória. É capa dura, com uma arte do próprio Mackesy — eu estranharia muito se não fosse —, e todo o restante é bem simples, o que eu achei ótimo, porque o destaque realmente deve ir para o que está nas páginas. Achei a edição coerente com a história.

Uma obra de arte

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo é uma obra fácil, gostosa e muito rápida de ler. E, além disso, eu ainda chamaria de obra de arte. É o tipo de livro que eu leria todos os dias.

Título: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo | Autora: Charlie Mackesy | Tradução: Livia De Almeida | Editora: Sextante | Páginas: 128

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *