Resenhas

Textos Para Acalmar Tempestades, de Fabíola Simões | Resenha

Para algumas pessoas, palavras são apenas palavras. Já para outras, as palavras representam, significam, curam. E tem ainda um seleto grupo ao qual pertencem aquelas pessoas capazes de tocarem o nosso coração, como se lessem a nossa alma, apenas com as palavras. Ou melhor, especialmente com as palavras. Fabíola Simões é uma dessas pessoas. E Textos Para Acalmar Tempestades, publicado pela Faro Editorial, é aquele livro que todos nós precisávamos.

Em sua nova obra, Fabíola nos presenteia com textos sobre busca, encontro, perda e renascimento. Dentro de seus relatos, a autora também traz referências literárias e cinematográficas, propondo uma reflexão sobre a vida e estimulando os leitores a se autoconhecerem. E, como se isso não fosse o bastante, sua escrita profunda e sensível também nos mostra como os grandes clássicos da literatura podem servir de inspiração para as nossas vidas.

Desde que entrevistamos a Fabíola para o site e eu conheci o seu trabalho, fiquei impressionada com a maneira como ela lida com as palavras. Em Textos Para Acalmar Tempestades, fui completamente arrebatada. Este livro é de uma leveza e, ao mesmo tempo, traz tanta verdade que, logo nas primeiras páginas, após concluir a leitura dos primeiros textos, eu tive a certeza de estar lendo algo que ficaria marcado na minha memória. E foi exatamente isso o que aconteceu.

Fabíola escreve para ela, para mim, para você. Para todos nós. Sua obra é de uma solidariedade, de uma sororidade e de uma intensidade absolutas. Desde o cuidado na escolha dos temas, passando pelas belíssimas e delicadas ilustrações até chegar à catarse de sua escrita, tudo em Textos Para Acalmar Tempestades traz uma mensagem de conforto, de carinho, de afeto e empatia. Fabíola divide com os leitores suas emoções mais profundas, seus anseios e inseguranças e, acima de tudo, nos faz enxergar a vida com olhos mais leves, com poesia. E não sei se ela tem a dimensão da importância e da magnitude deste gesto, mas, para mim, pelo menos, significou muito. Especialmente no momento em que vivemos.

Já no início do livro, eu comecei a destacar praticamente todas as passagens. Até que entendi que não precisava – e que não teria post its suficientes. Textos Para Acalmar Tempestades vai além de citações ou frases marcantes. A obra é praticamente uma terapia. Daquelas que lavam a alma. Que nos emocionam. Fabíola nos faz rir, chorar, pensar. Fabíola transforma as palavras em puro sentimento. Seu livro era o que eu precisava ler e absorver agora. Muito obrigada por isso.

Título: Textos Para Acalmar Tempestades Autora: Fabíola Simões | Editora: Faro Editorial |Páginas: 168

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *