Resenhas

O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório | Resenha

18 maio, 2021 por

Há muito tempo um livro não me emocionava tanto. O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, publicado pela Companhia das Letras, é uma narrativa brutal, de sensibilidade única. Fiquei tocado com a trajetória de Pedro, que, após a morte do pai, covardemente assassinado em uma desastrosa abordagem policial, busca na história do seu genitor preencher o vazio deixado.

Nas visitas ao passado, Pedro refaz a trajetória do pai, Henrique. Um homem negro, professor, que cresceu sem a figura paterna, num ambiente de pobreza e violência, no sul do Brasil. Desde cedo, Henrique é obrigado a lidar com as implicações da cor de sua pele, embora, na juventude, é que começa, de fato, a compreender o real impacto dela na sua vida. Apaixonado por livros, ele vê na literatura um meio de transformação, mas esbarra no falido sistema educacional brasileiro a chance de deixar a sua mensagem.

O Avesso da Pele é uma história de resgate, descobertas e reconstrução. Um apanhado de lembranças mostrando a vida de um homem negro no Brasil, um país racista, em toda a sua complexidade. É um mergulho profundo nas questões deste sujeito – pai, marido, amante, professor, homem – e todos os seus medos, frustrações e sonhos.

Tenório apresenta, além do indivíduo, questões centrais da sociedade brasileira. É triste constatar como o racismo está atrelado a outras problemáticas, sendo difícil a sua dissociação. Seja na violência policial ou na precariedade da educação, a cor da pele está lá, presente. O autor faz toda a abordagem com muita desenvoltura, através dos relatos dos personagens, vivenciamos as situações e, consequentemente, refletimos.

A obra é uma narrativa visceral, com personagens marcantes, de fácil identificação e apreço. Uma leitura envolvente, em que a todo o momento somos convidados a nos colocar na pele deste sujeito. Sentir a sua dor. Tenório consegue mexer com o leitor, emocionar.  A realidade é dura, cruel, mas o olhar deste filho ao resgatar, para si, a história do pai é de uma beleza sem igual.

Ler O Avesso da Pele foi uma experiência única. Fui completamente levado para dentro das páginas. Imerso na história e nas problemáticas, devo dizer que o livro cumpriu o seu papel e, de certa forma, me transformou.

Título: O Avesso da Pele | Autor: Jeferson Tenório | Editora: Companhia das Letras| Páginas: 192

 

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário