Resenhas

Espere Até Me Ver de Coroa, de Leah Johnson | Resenha

O livro de Leah Johnson causou um bafafá lá fora (e por aqui também, quando chegou). Publicado pela editora Alt, que sabiamente preservou a linda capa estrangeira, Espere Até Me Ver de Coroa é um Young Adult de respeito. 

Liz Lighty procura ser invisível no ensino médio. Com um pequeno grupo de amigas, seu dia a dia segue com boas notas e a aula de música, seu refúgio para tocar flauta. Já com a sua família, ela precisa estar por dentro de tudo. Desde que sua mãe morreu, Liz tomou para si a responsabilidade de cuidar do irmão mais novo, que não tem uma saúde muito estável. 

Tudo está indo de acordo com o seu plano. Ela está sobrevivendo ao ensino médio nas sombras, tem seu emprego para guardar um dinheirinho, sua avó e seu avô são presentes… Agora, só falta a resposta da faculdade para saber se ela ganhou a tão sonhada bolsa. Mas nem todo plano dá certo, não é? Ao saber que não conseguiu a bolsa, Liz resolve, por sugestão do seu irmão, concorrer à rainha do baile da sua escola para tentar ganhar o prêmio e garantir a faculdade. O problema é que ninguém a conhece muito bem na escola. Além disso, o baile de formatura e a corte são basicamente O EVENTO da cidade. Todos estão de olho nos concorrentes e a competição é acirrada, cheia de tarefas para cumprir para tentar garantir sua vaga na corte. Liz tem nas suas melhores amigas, em especial Gabi, as suas estrategistas para conseguir alcançar seu objetivo, mas a vida mostra que antigos aliados podem ser suas melhores oportunidades para o pódio.

Sabe aquelas histórias bem amarradas com a dose certa de representatividade? Pois elas são raras hoje. Tem muita gente que joga a representatividade, sem a trabalhar direito, mesmo com uma trama bem feita por trás. E o contrário também acontece. Mas Johnson soube passear pelos dois lados muito bem e entregou um livro que fala sobre racismo, saúde, comunidade LGBT+, tudo sem parecer pedante ou radical demais, mostrando que as diferenças vivem com a gente. São reais e próximas e nós devemos respeitá-las.

Os personagens são todos interessantes. Isso me pegou de surpresa de verdade porque sempre tem alguém que a gente meio que ignora, não é? Em Espere Até Me Ver de Coroa, até aqueles mais coadjuvantes apresentam algum ponto bacana, seja a voz, seja um fato. Não tem erro.

Acompanhar Liz não é só um entretenimento, pois conversa muito sobre autoconhecimento e, bom, representatividade. Não me surpreende, após a leitura, que esse livro tenha feito tanto sucesso. A protagonista é bem realista e passa por momentos de fácil identificação. E outros personagens também promovem essa catarse, mesmo que menos profunda.

Por fim, depois de tudo isso, pode até bater aquele receio de que Espere Até Me Ver de Coroa não seja leve, divertido, rápido de ler… Muito pelo contrário! Ele é, de fato, tudo isso é mais. Sabe o combo completo? Então: amei, 5 estrelas, favoritado e tudo aquilo que a gente vê e seleciona nas estantes virtuais.

Título: Espera Até Me Ver de Coroa Autora: Leah Johnson | Tradução: Solaine Chioro | Editora: Alt | Páginas: 336

Apaixonada por música, cinema, séries e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte, mas por enquanto escreve sobre o que leu, viu e gostou no Anatomia Pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *