Resenhas

A Adorável Loja de Chocolates de Paris, de Jenny Colgan | Resenha

Às vezes, acontecem coisas na nossa vida que fogem do nosso controle. De repente, precisamos encarar um novo obstáculo, seguir em frente. Não é tão fácil, mas também não é impossível. Geralmente, esses desafios, por piores, mais dolorosos e mais difíceis que sejam, nos proporcionam novas perspectivas. Nos fazem enxergar a vida de uma outra forma. Com uma pitada de chocolate, então, tudo pode ficar ainda mais doce. Esse é o plot de A Adorável Loja de Chocolates de Paris, de Jenny Colgan, publicado pela editora Arqueiro.

Na trama, Anna Trent trabalha como supervisora numa fábrica de chocolates, até que um acidente muda completamente a sua vida. No hospital, ela reencontra uma antiga professora que irá ajudá-la a superar esse momento tão difícil e a enxergar novas opções. Dentre elas, passar um período em Paris trabalhando com ninguém menos do que o grande chocolatier Thierry Girard, em sua loja, onde todo o chocolate é feito à mão, bem diferente do processo automatizado e industrial de seu antigo emprego. Nesta nova etapa, ela contará com a ajuda de novos amigos e irá aprender não apenas a fazer chocolate de verdade, mas também coisas sobre si mesma que ela nem poderia imaginar.

Assim como em A Pequena Livraria dos Sonhos, Jenny fala sobre recomeços em A Adorável Loja de Paris. Mais uma vez, a narrativa leve e despretensiosa da autora nos transmite aquela sensação delicada e suave de uma história para aquecer o coração. Jenny escreve literalmente como se estivesse conversando com os leitores. Pelo menos, é o que eu sinto. As transições temporais e a narração tanto em primeira quanto em terceira pessoa proporcionaram ritmos distintos de leitura, ao longo da história. Mas, em momento algum, isso prejudicou a evolução da narrativa. Pelo contrário. Foi uma experiência diferente e muito interessante, pois, ao mesmo tempo que acompanhamos a jornada de Anna, também nos deleitamos com as lembranças e histórias de um passado que traz algumas respostas. E Jenny soube fazer isso de forma bem natural. Não vou me estender mais sobre esse assunto para evitar spoilers.

Quanto à Anna, confesso que inicialmente custei a entendê-la e a criar uma simpatia por ela. Por mais que eu tentasse me colocar em seu lugar e soubesse o quão difícil deve ser para qualquer pessoa passar pelo que ela passou, fiquei irritada com seus rompantes egoístas e de autocomiseração. No entanto, quando Anna chega em Paris, tudo muda, inclusive – e, claro -, ela mesma. A evolução da personagem é nítida e muito agradável. E sabe os tais rompantes dos quais reclamei? Então, sinto que até eu, como leitora, passei por uma certa evolução ao longo da narrativa. Jenny não mostra apenas o amadurecimento de seus personagens. Ela faz a gente enxergar o ser humano. Faz a gente ter empatia e tolerância. Por fim, hoje, consigo entender todo o processo de Anna. E ela não está sozinha nesta história e não é a única a ter que se redescobrir. Jenny desconstrói estereótipos. Eu tenho vontade de falar sobre todo mundo aqui, Sami, Frederic, Claire, Thierry, Laurent, mas prefiro me conter para não falar mais do que o necessário e tirar o prazer do inesperado.

A Adorável Loja de Chocolates de Paris me surpreendeu. Não era como eu imaginava que fosse. Mas foi melhor assim. Porque o que eu li me pegou e me tocou profundamente. Fora que Jenny também nos proporciona uma viagem literária e deliciosa até Paris. É impressionante como eu praticamente podia sentir o cheiro e o sabor dos chocolates feitos na loja da Thierry. As descrições de Jenny são apaixonantes e envolventes. Para quem já conhece Paris, é um livro cheio de nostalgia. Para quem ainda não conhece, é uma oportunidade de conhecer de uma maneira única e especial. A Adorável Loja de Chocolates de Paris é uma declaração de amor a Paris. É uma obra sensível, que fala sobre escolher as nossas prioridades. Aproveitar a vida ao máximo e sem arrependimentos. Não se importar com a opinião dos outros. Acreditar em nós mesmos. Aproveitar as delícias e prazeres da vida. Comer bem, muito bem. Amar intensamente. Este é um livro de dar água na boca e deixar lágrimas nos olhos.

Título: A Adorável Loja de Chocolates de Paris | Autora: Jenny Colgan | Editora: Arqueiro | Páginas: 320

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *