Listas

10 autoras de terror, suspense e true crime para ler nesse Halloween

Uma das épocas mais legais do ano (pelo menos, pra gente) está chegando! Nós, aqui do Vai Lendo, somos apaixonados pelo Halloween. Já estamos no clima e claro que não poderiam faltar as leituras temáticas. Aquelas de arrepiar, de tirar o sono. Mas resolvemos fazer algo diferente, desta vez.

Infelizmente, ainda há muito pré-conceito em relação ao público deste tipo de literatura. Por isso mesmo, hoje estou aqui não só para dizer que as mulheres consomem – e muito – esses gêneros (eu, por exemplo, amo demais) como muitas também são autoras maravilhosas. Então, eu decidi preparar uma lista com essas escritoras incríveis para vocês se preparem para celebrar a data:

1. Mary Shelley

Autora de nada mais nada menos do que um dos maiores clássicos do terror: FRANKENSTEIN (ou Prometeu Moderno)!!!

E lógico que ela merecia ser a primeira da nossa lista.

O livro conta a jornada de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói em seu laboratório um monstro usando partes de corpos de pessoas falecidas. Escrita pela autora quando tinha apenas 19 anos, a obra foi publicada pela primeira vez em 1818, sem que ela recebesse os créditos.

O livro é considerado a primeira ficção científica da história e, como já está em domínio público, pode ser encontrado em diversas edições com preços para todos os bolsos.

2. Ilana Cassoy

Autora brasileira especializada em livros sobre crimes reais, como Os Arquivos de Serial Crimes, que engloba duas publicações, Louco ou Cruel? e Made in Brazil, e Casos de Família, que traz os casos Richthofen e Nardoni.

Atualmente, está fazendo um grande sucesso com Bom dia, Verônica, livro escrito em parceria com Raphael Montes, que ganhou adaptação para a Netflix. Suas últimas publicações saíram pela editora Darkside Books.

3. C. J. Tudor

Seus suspenses sempre contam com uma pontinha de sobrenatural, causando um arrepio nos leitores enquanto eles tentam descobrir como os crimes aconteceram.

Seus três livros foram publicados aqui no Brasil pela editora Intrínseca e fizeram bastante sucesso. São eles: O Homem de Giz, O que Aconteceu com Annie e As Outras Pessoas.

4. Anne Rice

Autora do clássico Entrevista com o Vampiro, que ganhou uma adaptação para o cinema estrelada por Tom Cruise e Brad Pitt, apenas. O primeiro livro da série conhecida como Crônicas Vampirescas traz vampiros ainda nos moldes do famoso Drácula. Portanto, nada de vampiros que brilham por aqui.

Anne Rice também escreveu a série Hora das Bruxas, que conta a história de gerações de uma mesma família que possuem poderes estranhos e são capazes de ver espíritos. Apesar de menos conhecida, vale a pena dar uma conferida.

Os livros saíram em novas edições pela editora Rocco.

5. Dot Hutchison

Autora da trilogia O Colecionador, cujos dois primeiros volumes – O Jardim das Borboletas e Rosas de Maio – foram publicados pela editora Planeta.

Seus romances policiais são daqueles de se devorar. Li o primeiro em uma noite porque era impossível largar. A autora é maravilhosa ao criar intricadas investigações e plot twists impensáveis.

6. Chelsea Cain

Os thrillers Coração Ferido, Coração Apaixonado e Coração Maligno, com certeza, estão no topo da minha lista de melhores que já li. Saindo do lugar comum, com uma serial killer do sexo feminino, a autora arrasa em sua narrativa.

Infelizmente, nenhum outro livro dela chegou ao mercado brasileiro, sendo esses três publicados pela editora Suma.

7. Madeleine Roux

É YA que você quer, @? Então YA você terá!!

Madeleine escreve livros de terror para o público mais jovem de maneira espetacular. Assustando seus leitores na medida certa para fazer com que, mesmo perdendo o sono por algumas noites, eles queiram saber aonde suas tramas irão chegar.

Sua série Asylum conta com três livros e vários spin-offs, todos publicados pela editora V&R.

8. Karin Slaughter

Como o próprio nome da autora já diz, aqui vamos ter um massacre (não pude resistir ao trocadilho).

Seus livros chegam a escorrer sangue de tão gráficos que podem ser e isso, junto com uma narrativa sempre muito bem construída, faz com que os leitores devorem suas páginas.

Flores Partidas é o livro com o melhor plot twist que já li!

Seus livros foram lançados tanto pela editora HarperCollins quando pela Record.

9. Laura Purcell

Mesmo só tendo, até o momento, um livro publicado aqui no Brasil, achei que ela merecia entrar para essa lista por ter escrito um livro de terror que realmente me fez sentir desconfortável, o que não é a coisa mais fácil.

O Silêncio da Casa Fria, lançamento da Darkside Books, tem feito bastante sucesso entre os amantes do terror, com uma história que mexe com o psicológico do leitor e faz com que ele fique olhando para os cantos com medo de que um dos companheiros do livro simplesmente surja na sua frente.

10. Agatha Christie

É claro que não poderia faltar ela: A Rainha do Crime!!

Segundo o Guiness Book, Christie é a escritora mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos, tendo vendido cerca de quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI. Autora de mais de 80 livros e 24 peças de teatro, é criadora de personagens marcantes, como o detetive belga Hercule Poirot e a velhinha fofoqueira Miss Marple.

Entre os seus melhores casos estão os livros Assassinato no Expresso do Oriente, E Não Sobrou Nenhum, Os Crimes ABC, Os Elefantes não Esquecem e Cai o Pano.

Além de fazer muito sucesso no mundo literário, suas obras foram adaptadas diversas vezes para o cinema e para a televisão, podendo-se destacar a série da BBC baseada no livro Os Crimes ABC.

Como suas obras já estão sob domínio público, também podemos encontrá-las em várias edições, mas podemos destacar aqui o trabalho gráfico magnífico que a editora HarperCollins tem feito.

Provavelmente a estranha no ninho do grupo. Menina de exatas no meio da galera de humanas. Uma completa apaixonada por livros que precisa urgentemente diminuir a quantidade de livros que ficaram encalhados na estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *