Resenhas

Um Lugar Bem Longe Daqui, de Delia Owens | Resenha

‘Um Lugar Bem Longe Daqui’: uma das melhores leituras do ano

A beleza pode estar onde menos imaginamos. E de um cenário que, a princípio, nos traz repulsa surge uma história comovente, reflexiva e profunda. O oitavo livro do Intrínsecos – clube de assinaturas da editora Intrínseca – foi uma das mais gratas surpresas do ano. É difícil encontrar palavras para expressar o que foi a experiência de ler Um Lugar Bem Longe Daqui, de Delia Owens. A trama de abandono de Kya e da sua relação com a natureza local é, sem dúvida, inspiradora.

O brejo, comparado a outras paisagens naturais, talvez não seja devidamente apreciado, entretanto, há toda uma vida lá, uma enorme biodiversidade. E, com este olhar disperso, não damos a verdadeira atenção a esta paisagem.  É este cenário, à margem da cidade, que Delia Owens escolhe para narrar a história de Kya e, de certa forma, nos redireciona a ver – e principalmente admirar – toda a sua beleza.

Um Lugar Bem Longe Daqui mostra como Kya conseguiu sobreviver após ver a mãe e, logo depois, os irmãos e o pai partirem do barraco onde moravam no brejo, deixando-a para trás à própria sorte. Em paralelo, cerca de 10 anos à frente, narra a investigação de um possível assassinato e de como o preconceito corrobora para tornar Kya – ou a “garota do brejo”, como as pessoas da cidade a chamam – a principal suspeita do crime. O livro aborda as dificuldades da menina em se adaptar à vida em sociedade, fala de abandono, superação, desejos, pertencimento e de como a natureza foi fundamental para o seu desenvolvimento.

A obra de Delia Owens tem todos os elementos para uma boa história: tem romance, mistério, drama, personagens cativantes, reviravoltas e passa uma mensagem edificante. Apesar disso, o grande diferencial é o modo como a narrativa é contada. A escrita da autora é de uma sutileza… Parece que cada palavra foi cuidadosamente pensada e colocada para formar um belo texto. Até nos momentos mais tristes há beleza, e o paralelo que a autora faz com a natureza torna tudo ainda mais emocionante.

É impossível não se encantar pela história de Um Lugar Bem Longe Daqui. Acompanhar todo o crescimento da protagonista é algo delicioso, que nos envolve do começo ao fim da leitura. É instigante ver como o abandono reflete na sua personalidade e como ela se utiliza das adversidades para sobreviver. De certa forma, a história de Kya reflete a natureza na sua faceta mais cruel. Difícil de ser digerido, mas, no fundo, torna-se compreensível.

Um Lugar Bem Longe Daqui é um livro para ser apreciado. Uma obra que emociona o leitor e amplia os horizontes e o entendimento sobre a natureza. É impressionante como Delia Owens consegue extrair beleza de algo que os nossos olhos insistem em não ver. Um texto belíssimo e uma narrativa empolgante. Ouso adiantar que é uma das melhores leituras do ano.

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *