Geral,  Notícias

A ‘Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently’

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently / Divulgação
Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently / Divulgação

Boa notícia para os leitores que estavam com saudade do humor sarcástico do autor Douglas Adams, consagrado por escrever O Guia do Mochileiro das Galáxias. A Editora Arqueiro trouxe, pela primeira vez ao Brasil, a história do carismático (e arrogante) Dirk Gently: um detetive que foge do óbvio para resolver os mistérios, utilizando, inclusive, a física quântica em alguns casos (a cara do Adams!!!)

O livro Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, lançado originalmente em 1987, finalmente chegou às livrarias do país na última segunda-feira, dia 6, e promete repetir o sucesso da obra no exterior. Lá fora, o protagonista ficou tão popular que ganhou até uma série de TV com quatro episódios, produzida pela BBC Four (não é para qualquer um).

As aventuras de Dirk Gently também são mostradas em outro livro intitulado The Long Dark Tea-time of the Soul (ainda sem título em português), que, em breve, também será publicado pela Arqueiro. Infelizmente, no ano de sua morte (2001), o autor escrevia um terceiro volume para série, The Salmon of Doubt, que não chegou a ser concluído. Na realidade, antes de morrer, Adams já não estava tão seguro sobre utilizar a lenda do salmão da sabedoria na história do detetive e chegou a pensar em aproveitar a ideia em outro volume de o O Mochileiro das Galáxias, já que desejava criar um desfecho mais otimista para a saga do viajante espacial. No fim, só sobraram alguns rascunhos e, em 2002, o título – disponível em português como O Salmão da Dúvida (ver trecho) acabou sendo lançado como uma compilação de materiais publicados e não publicados de Adams sobre tecnologias e experiências de vida, além de alguns esboços das continuações dos seus livros mais famosos.

Gostou da história do detetive Dirk Gently? A Editora Arqueiro liberou um aperitivo da obra:

Trecho Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently (Douglas Adams)

Sinopse Oficial:

Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação. Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime. De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *