Geral,  Notícias

CBL realiza Congresso do Livro Digital

Divulgação
Divulgação

A partir do dia 21 de agosto (até o dia 31), São Paulo poderá ser considerada a “cidade da literatura”. Isso porque a capital paulista recebe o 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital nos dias 21 e 22 de agosto, antecedendo, pela primeira vez, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que, este ano, realiza a sua 23ª edição.

4º Congresso Internacional CBL do Livro Digital (2013)/Divulgação
4º Congresso Internacional CBL do Livro Digital (2013)/Divulgação

Realizado pela Câmara Brasileira do Livro, o congresso traz para esse ano o tema “Conteúdo em Convergência”, referente à realidade dos meios de comunicação a partir da tecnologia, que influencia diretamente o setor literário, do livro físico ao e-book. O evento contará com a presença de grande nomes nacionais e internacionais da área, como Jason Merkoski, o primeiro evangelista de tecnologia da Amazon, que falará sobre seu livro Burning the page – a revolução dos livros digitais e o conteúdo em convergência; Oren Teicher, presidente da American Booksellers Association (ABA); Jean-Marie Ozanne, diretor da Livraria Folies D´Encre, França; e o livreiro e editor José Luiz Tahan, da Realejo Livros.

4º Congresso Internacional CBL do Livro Digital (2013)/Divulgação
4º Congresso Internacional CBL do Livro Digital (2013)/Divulgação

Dentre os assuntos a serem debatidos estão o ePUB3, a nova versão de publicações digitais que traz mais recursos para o e-book, a convergência entre as mídias digitais e físicas nas bibliotecas e os novos modelos de negócios no universo do livro digital da Espanha. Estarão presentes nas mesas: Jose Borghino, diretor de política da International Publishers Association (IPA) e Stephen King, presidente do grupo Daisy de Londres; Pedro Milliet da Fundação Dorina Nowill; Olaf Eigenbrodt, diretor da Biblioteca Universitária de Hamburgo, na Alemanha, Julia Bergmann, consultora e especialista em bibliotecas digitais, também da Alemanha; Pedro Luis Puntoni, professor da Universidade de São Paulo e coordenador do Núcleo de Cultura Digital do Cebrap; José Luiz Verdes, CEO da Manuscritics, Carme Fenoll, responsável pelo Serviço de Bibliotecas da Calaluña e Rosa Sala Rose, CEO da Digital Tangible; Danilo Venticinque, editor de cultura da Revista Época.

Confira a programação completa do evento:

 21 de agosto (5ª feira)

9h – Abertura Oficial

9h30 – Palestra: “Burning the page” A revolução dos livros digitais e o conteúdo em convergência – Jason Merkoski – autor do Livro “Burning the Page”,  gerente de desenvolvimento e de produto, foi o primeiro evangelista de tecnologia da Amazon – Estados Unidos.

11h – Painel: Em busca de um modelo de negócios para as livrarias independentes no universo digital – Oren Teicher – Presidente da ABA (American Booksellers Association) – Estados Unidos e Jean Marie Ozanne, diretor da Livraria Folies D’encre – França. Moderador: José Luiz Tahan – Livreiro e editor – Realejo Livros.

12h30 – Palestra: O BNDES e o novo Procult: incentivo à inovação no setor editorial – Luciane Gorgulho – chefe do departamento de Economia da Cultura do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) – Brasil.

14h às 18h – apresentação dos Trabalhos Científicos – local: Sala Jacarandá Paulista – mezanino do Hotel Holiday Inn.

14h30 – Painel: ePub3 e a revolução da acessibilidade no mercado – José Borghino,- diretor de política da IPA (International Publishers Association) e Stephen King, Presidente do grupo DAISY – Inglaterra. Moderador: Pedro Milliet – Fundação Dorina Nowill – Brasil.

16h30 – Painel: Convergência entre mídias digitais e físicas nas bibliotecas – Olaf Eigenbrodt, diretor da Biblioteca Estadual e Universitária de Hamburgo, Alemanha e Julia Bergman, consultora e especialista em bibliotecas digitais, também da Alemanha. Moderador: Prof. Pedro Luis Puntoni, professor da Universidade de São Paulo e coordenador do Núcleo de Cultura Digital do Cebrap.

 

22 de agosto (6ª feira)

14h – Palestra: O Livro Digital na Educação e Cultura

15h – Palestra: O livro digital e suas consequências jurídicas –  Dr. Carlos Fernando Mathias, ex-Ministro do STJ e Dr. Manoel J. Pereira dos Santos, professor da FGV. Moderador: Gilberto Mariot

16h30 – Apresentação do Trabalho Científico vencedor – 1º colocado

17h – Painel: Compartilhando experiências sobre o universo do livro digital – José Luiz Verdes,  CEO da Manuscritics,  Espanha; Carme Fenoll, Bibliotecária-chefe do Serviço de Bibliotecas da Calaluña, Espanha e Rosa Sala Rose,  CEO da Digital Tangible, também da Espanha. Moderador: Danilo Venticinque (Revista Época)

18h –Considerações finais e encerramento

 * Programação sujeita a alterações

Veja o que rolou na edição na última edição do congresso:

Serviço

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital

21 e 22 de agosto de 2014

Auditório Elis Regina

  1. Olavo Fontoura, 1209 – ao lado do Pavilhão do Parque Anhembi

São Paulo

Informações: [email protected] / 55 11 3069 1300

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *