Resenhas

10 Dates Surpresa, de Ashley Elston | Resenha

’10 Dates Surpresa’: um livro leve, divertido e surpreendente

“Esta família é muito unida e também muito ouriçada”, já diria Dudu Nobre, e eu não poderia concordar mais nem pensar em qualquer outra família a não ser a de Sophie, liderada por uma autêntica Nonna italiana. Em 10 Dates Surpresa, de Ashley Elston, publicado pela editora Alt, temos uma história deliciosa sobre família, recomeços e descobertas.

Sinopse ’10 Dates Surpresa’

Na trama, a jovem Sophie tem o seu coração partido às vésperas das festas de fim de ano. E vai procurar consolo com seus avós – e com sua enorme e barulhenta família italiana, por tabela. O que ela não esperava, mas já devia estar preparada, é que sua Nonna quisesse arrumar uma solução para o seu problema amoroso.

Todavia, este plano teria a participação de todos os seus familiares: cada um deles deve arranjar um encontro às cegas para Sophie. Dez encontros surpresa. Sophie só não esperava que o plano fosse realmente mudar a sua vida e fazer com que ela repensasse todas as suas escolhas.

Um encontro surpreendente

Olha, 10 Dates Surpresa faz jus ao nome, porque eu fui realmente surpreendida. Contudo, longe de ser apenas mais um Young Adult, é uma leitura leve, divertida e emocionante. A narrativa de Ashley é tão acolhedora e sensível. Impossível não nos apegarmos a Nonna, Sophie e a todos os seus parentes intrometidos, ruidosos e amorosos (tirando “As Meninas Malvadas”, obviamente).

Como não se identificar com os problemas de Sophie? Seu coração partido, suas inseguranças? Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu “de fora” ou viveu uma desilusão amorosa em plenos 17 anos. Quem nunca tomou decisões equivocadas? E Sophie é uma personagem adorável. Bastante humana. Sua relação com a família é linda, especialmente com a irmã mais velha, Margot.

Os dates

E, gente, o que são esses dates? Eu gargalhei, suspirei e me emocionei ao longo da “jornada amorosa” de Sophie. A autora soube desenvolver muito bem uma trama que poderia cair naquele limbo de mais um clichê recheado de momentos constrangedores. Não que eles não existam, muito pelo contrário (e a vergonha vem só de lembrar)! Só que nada disso incomoda, uma vez que a história flui de maneira muito natural. Inclusive, com a autora trabalhando alguns pontos e temas até mesmo mais profundos.

Volta à adolescência

Eu me senti leve e acolhida lendo este livro. Queria fazer parte desta família enorme e um pouco – muito – caótica. A amizade de Sophie e seus primos, a sabedoria e a solidariedade de uma Nonna que tanto faz e ensina aos seus. No alto dos meus 34 anos, foi bom parar um pouquinho e voltar no tempo. As dores e os amores, as descobertas.

10 Dates Surpresa pode até ser considerado outro livro de romance jovem. Mas, assim como Sophie, para aqueles que têm a capacidade de se reinventarem, de baixarem as suas guardas e se permitirem, é muito mais do que isso. É uma história afetuosa sobre amor, união, empatia, amizade e, acima de tudo, família.

Título: 10 Dates Surpresa | Autora: Ashley ElstonEditora: Alt | Tradutora: Isabela Sampaio | Páginas: 328

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *