Resenhas

Escravidão – Vol. 2, de Laurentino Gomes | Resenha

‘Escravidão – Vol. 2’: uma espera recompensadora

Após o adiamento de Escravidão – Vol. 2, de Laurentino Gomes, por conta da pandemia, a aguardada continuação, publicada pela Globo Livros, chegou às livrarias em meados de 2021. A obra segue a vasta e importante pesquisa que o autor e jornalista fez sobre o tema. Ao todo, foram seis anos de trabalho, 12 países e três continentes percorridos, resultando em muita história para contar. 

Divisão da pesquisa

Todo o estudo sobre a escravidão feito por Laurentino será dividido em três livros. O primeiro volume, publicado em 2019, com resenha aqui no Vai Lendo, retrata do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.

Neste segundo livro, Laurentino concentra-se no século XVIII. O período do auge do tráfico negreiro no Atlântico, motivado pela descoberta das minas de ouro e diamantes no Brasil e pela disseminação do uso intensivo de mão de obra cativa na América.

O terceiro e último volume, com lançamento previsto para 2022, vai abordar o movimento abolicionista, o tráfico ilegal de escravos, a abolição da escravidão no século XIX e o seu legado.

Características

Toda obra de Laurentino Gomes é uma aula arrebatadora de História, daquelas que você anseia pelos próximos acontecimentos. Escravidão – Vol. 2 não foge à regra. O autor narra os fatos com uma linguagem objetiva, tirando o rigor dos textos acadêmicos e, com isso, tornando a informação mais acessível para o público.

Outra característica do autor é buscar trazer os mais diversos pontos de vista sobre um fato, o que acaba enriquecendo ainda mais o seu trabalho. Eu admiro muito a forma como Laurentino narra os acontecimentos históricos. Sempre fico completamente envolvido. Adoro esta mistura de investigação jornalística com História.

Aprendizado e reflexões

Por mais  que eu ame História, acabo sempre me deparando com algum conhecimento novo. Em Escravidão – Vol. 2, pela primeira vez, comecei a ter um pouco de noção da complexidade política da África, diversidade das regiões e questões religiosas. Sempre tive dificuldades com esta temática, porém, após a leitura, tudo começou a fazer sentido. Apesar disso, reconheço que ainda tenho um longo caminho a percorrer.

Como falei na resenha do primeiro volume, a escravidão é um assunto de extrema relevância. Entender o que aconteceu no passado é fundamental para pensar no Brasil de hoje. Precisamos nos informar, debater e lutar por políticas públicas que visem a inclusão e a reparação histórica aos negros.

Que venha o terceiro e último volume da série!

Título: Escravidão – Vol. 2 Autor: Laurentino Gomes | Editora: Globo Livros| Páginas: 512

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *