Resenhas

Daqui Até O Mar Amarelo E Outros Contos, de Nic Pizzolatto | Resenha

Um guarda-florestal salta de um arco de 200 metros de altura. Um artista tenta construir sua obra-prima em um castelo. Uma professora procura o filho desaparecido seguindo rastros de um estêncil manchado de tinta. Um jovem e seu ex-técnico de futebol americano viajam para sequestrar uma garota. Estas são somente algumas das histórias discorridas em Daqui até o Mar Amarelo e Outros Contos, escrito por Nic Pizzolatto, criador e roteirista da série True Dectective, publicado no Brasil pela editora Intrínseca.

A obra traz 11 contos que, juntos, se transformam em uma coletânea de experiências humanas e, consequentemente, fazem a gente refletir sobre o que nos torna humanos. Pizzolatto descreve momentos que todos nós, se ainda não os vivemos, um dia, com certeza, iremos viver: memória, saudade, amor, solidão, crueldade…

A escrita do autor é simples e está lá para servir e consolidar a narrativa. A força vem de uma trama bem construída e personagens robustos. Senti que Pizzolatto quis se despir de todos e quaisquer truques e floreios de linguagem e deixar somente a história. É ela que está no centro de tudo. É ela a protagonista.

Essencialmente, é um livro que fala de pessoas e de suas pequenas fatias de vida. Por isso, pensei muito nos personagens. O que será que os motiva? O que aconteceu com tal personagem depois que a história acabou? O que será que aconteceu com aquele outro personagem, antes mesmo de a história explicar o porquê de ele reagir daquele jeito? Qual é a mensagem que este personagem quer transmitir?

Não sabia o que esperar quando escolhi este livro como minha próxima leitura. Pensei que iria me entreter e nada mais. Não sabia, no entanto, que iria refletir sobre o que é ser humano. Não sei se algum dia terei a resposta para esta pergunta. Só sei que ler este livro foi uma experiência bastante interessante, que repetirei sempre que precisar.

Título: Daqui Até O Mar Amarelo E Outros Contos Autor: Nic Pizzolatto | Tradução: Alexandre Raposo | Editora: Intrínseca | Páginas: 304

Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *