Lançamentos,  Resenhas

O Dois Morrem no Final, de Adam Silvera | Resenha

Há muito, muito tempo mesmo que eu não chorava tanto lendo um livro, como chorei com esse aqui. Eu terminei Os Dois Morrem no Final me afogando em minhas próprias lágrimas.

O novo lançamento do autor Adam Silvera aqui no Brasil (sim, o título é um big spoiler) tem lançamento previsto para o dia 4 de outubro, pela Intrínseca. E eu estou me sentindo muito importante com a cópia antecipada do livro, que recebemos em parceria com a editora.

A história

Entre meia-noite e três horas da manhã, a Central da Morte entra em ação para avisar que aquele é seu último dia de vida. E, infelizmente para Mateo Torres e Rufus Emeterio, o dia 5 de setembro de 2017 é o dia final deles.

Os dois jovens têm personalidades bem diferentes e, por destino, acabam se escolhendo como Último Amigo, através de um aplicativo que junta pessoas para que ninguém precise passar seu último dia na Terra sozinho. Por razões diversas, eles não podem estar junto às famílias e aos amigos, então se encontram para viver suas aventuras finais.

Se você vive do jeito certo, um dia é o suficiente.

O desenvolvimento

Apesar do grande spoiler do final do livro como título, o importante aqui não é o desfecho da história e, sim, tudo o que acontece com os meninos no decorrer dela. Todas as dúvidas, transformações, descobertas e a coragem para, pelo menos no final, fazer as coisas de maneira diferente.

Me emocionei muito, me apeguei aos personagens e torci a cada página virada para que o título estivesse errado e pudesse ver Mateo e Rufus fazendo mais de suas tão curtas vidas. Queria que eles vivessem seus sonhos, se tornassem homens feitos e rissem com saudade daquele dia que os transformou em amigos inseparáveis. Queria que eles tivessem a oportunidade de virar aquilo que eram destinados a ser e que vissem mais do mundo que tanto os fascinava. Foi difícil a despedida, foi difícil deixá-los partir, mas compreendi o porquê da construção da narrativa e, mesmo com lágrimas nos olhos, fechei o livro e disse adeus.

Mensagem final

Fica aqui a lição de que nunca é tarde para enfrentar seus medos, se arrepender dos seus erros, mudar e se jogar na vida, mesmo que ela só dure um dia.

Título: Os Dois Morrem no Final Autor: Adam Silvera | Editora: Intrínseca | Tradutor: Vitor Martins | Páginas: 416

Provavelmente a estranha no ninho do grupo. Menina de exatas no meio da galera de humanas. Uma completa apaixonada por livros que precisa urgentemente diminuir a quantidade de livros que ficaram encalhados na estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *