Resenhas

Fabulosa Mani, de Caio Tozzi | Resenha

Não faz tanto tempo que eu descobri que adoro livros “voltados para o público infantil” — coloquei entre aspas, porque vários livros infantis apresentam temáticas bem adultas e profundas, o que é um dos motivos para eu ter aprendido a apreciá-los. Quando vi a premissa de Fabulosa Mani, do conterrâneo Caio Tozzi, com ilustrações de Manu Cunhas e publicado pela Globo Livros, eu quis ler na hora.

Fabulosa Mani nos leva até a guerra que acomete Ululu de Lá e Ululu de Cá, que se odeiam por causa da Raiol, uma grande e bela árvore localizada entre as duas cidades, que a querem tomar para si.

É no meio dessa zona que vive Mani, uma menina de Ululu de Cá, que odeia a guerra e quer o seu fim mais do que tudo.

O melhor é que ela está muito disposta a fazer o que for preciso para acabar com esse embate sem sentido.

Não dá para falar muito mais do que isso porque eu posso soltar algum spoiler sem querer. Então, se quiser saber como Mani consegue colocar um fim nessa guerra, eu te aconselho a ler o livro.

A história é narrada em primeira pessoa pela própria Mani, o que nos dá a chance de entrar na mente da personagem e saber o quanto ela odeia a guerra e tudo o que ela pensa para acabar com a batalha. Tozzi criou uma trama bem dinâmica, com a apresentação quase regular de novos personagens — o que torna a história bem interessante para um público mais jovem — e com a sua cota de magia — temos até uma feiticeira na parada.

Entretanto, eu tenho que ser sincera e dizer que esperava um desenvolvimento diferente. Eu não fiquei surpresa nem impactada com nada do que aconteceu. Quando terminei de ler, eu não fiquei pensando muito na história e não me senti presa nela. Contudo, sinceramente, acredito que ela pode cativar o seu público-alvo – que não sou eu.

Quanto ao material, está simples e uma capa bem coerente, que eu curti bastante. No geral, a Globo Livros fez um ótimo trabalho.

Fabulosa Mani não me parece aquele tipo de livro que nós dizemos ser para todas as idades, mas acho que ele cumpre o papel dele de trazer uma boa história, capaz de atrair o público ao qual se destina. Valeu a pena a leitura.

Título: Fabulosa Mani Autor: Caio Tozzi | Editora: Globo Livros | Ilustração: Manu Cunhas | Páginas: 160

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *