Destaques,  Resenhas

O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório | Resenha

Há muito tempo um livro não me emocionava tanto. O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, publicado pela Companhia das Letras, é uma narrativa brutal, de sensibilidade única. Fiquei tocado com a trajetória de Pedro, que, após a morte do pai, covardemente assassinado em uma desastrosa abordagem policial, busca na história do seu genitor preencher o vazio deixado.

Nas visitas ao passado, Pedro refaz a trajetória do pai, Henrique. Um homem negro, professor, que cresceu sem a figura paterna, num ambiente de pobreza e violência, no sul do Brasil. Desde cedo, Henrique é obrigado a lidar com as implicações da cor de sua pele, embora, na juventude, é que começa, de fato, a compreender o real impacto dela na sua vida. Apaixonado por livros, ele vê na literatura um meio de transformação, mas esbarra no falido sistema educacional brasileiro a chance de deixar a sua mensagem.

O Avesso da Pele é uma história de resgate, descobertas e reconstrução. Um apanhado de lembranças mostrando a vida de um homem negro no Brasil, um país racista, em toda a sua complexidade. É um mergulho profundo nas questões deste sujeito – pai, marido, amante, professor, homem – e todos os seus medos, frustrações e sonhos.

Tenório apresenta, além do indivíduo, questões centrais da sociedade brasileira. É triste constatar como o racismo está atrelado a outras problemáticas, sendo difícil a sua dissociação. Seja na violência policial ou na precariedade da educação, a cor da pele está lá, presente. O autor faz toda a abordagem com muita desenvoltura, através dos relatos dos personagens, vivenciamos as situações e, consequentemente, refletimos.

A obra é uma narrativa visceral, com personagens marcantes, de fácil identificação e apreço. Uma leitura envolvente, em que a todo o momento somos convidados a nos colocar na pele deste sujeito. Sentir a sua dor. Tenório consegue mexer com o leitor, emocionar.  A realidade é dura, cruel, mas o olhar deste filho ao resgatar, para si, a história do pai é de uma beleza sem igual.

Ler O Avesso da Pele foi uma experiência única. Fui completamente levado para dentro das páginas. Imerso na história e nas problemáticas, devo dizer que o livro cumpriu o seu papel e, de certa forma, me transformou.

Título: O Avesso da Pele | Autor: Jeferson Tenório | Editora: Companhia das Letras| Páginas: 192

 

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *