Resenhas

Oito Detetives, de Alex Pavesi | Resenha

A nova aposta da Faro Editorial é o thriller Oito Detetives, de Alex Pavesi. Com muito alvoroço nas redes sociais, invocando, inclusive, a Dama do Crime, Agatha Christie, e o detetive mais famoso da história da ficção, Sherlock Holmes, essa história tinha tudo para agradar aos fãs do gênero.

Todo mistério de assassinato tem algumas regras que precisam ser obedecidas: é preciso ter uma vítima, um suspeito e um detetive; de resto, é só embaralhar os fatos para enganar o leitor. Grant McAllister é um matemático que escreveu sete histórias para ilustrar sua teoria de que existe uma quantidade finita de plots possíveis e, durante 30 anos, ninguém o questinou sobre isso. Agora, vivendo recluso em uma ilha do Mediterrâneo, ele recebe a visita de uma editora, Julia Hart, uma jovem ambiciosa e esperta que nota todas as inconsistências nas histórias de Grant.

Essas pequenas irregularidades parecem quase propositais. Será que escondem informações sobre um crime real? Só lendo até o fim para descobrir o mistério.

Como boa engenheira que sou, a idéia de misturar matemática e histórias de detetives chamou imensamente a minha atenção. Eu queria muito ver como o autor iria trabalhar toda a parte de “cálculo” com a arte da escrita, e acompanhar eles discorrendo sobre intersecção e superposição de conjuntos foi incrível. Entretanto, por mais que eu tenha gostado das partes em que os personagens discutem sobre as obras lidas por eles e como as teorias matemáticas se encaixavam nelas, isso não foi o suficiente para me estimular ao longo da leitura.

As histórias dentro da própria trama são cansativas, de ritmo lento, e muitas delas similares a outras histórias que já li anteriormente, tirando toda a aura de originalidade do livro em si. As discussões entre os personagens principais – que seriam a parte mais interessante – eram curtas e sem grande profundidade, deixando um gostinho de que estava faltando alguma coisa.

O final, no qual eu esperava uma grande revelação, acabou sendo repetitivo, previsível em diversos aspectos e, de uma maneira geral, muito fraco. Um total anti-climax. Com um enredo que parecia tão inovador, foi um tremendo balde de água fria.

Título: Oito Detetives Autor: Alex Pavesi | Editora: Faro Editorial | Páginas: 288

Provavelmente a estranha no ninho do grupo. Menina de exatas no meio da galera de humanas. Uma completa apaixonada por livros que precisa urgentemente diminuir a quantidade de livros que ficaram encalhados na estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *