Resenhas

O Árabe do Futuro 1-4, de Riad Sattouf  | Resenha

‘O Árabe do Futuro’:  o olhar infantil num mundo de contrastes

Imagine o quanto deve ter sido difícil para um garoto, nascido na França, em 1978, filho de pai sírio e mãe bretã, de cabelos claros, ir morar na Líbia governada por Kadafi e, posteriormente, na Síria de Hafez al-Assad? Esta infância peculiar e repleta de contrastes serviu de inspiração para o quadrinista Riad Sattouf contar a sua própria trajetória na série O Árabe do Futuro, publicada pela editora Intrínseca.

Ao todo, desde 2015, já foram publicados aqui no Brasil quatro volumes da série e o leitor pode acompanhar a vida de Riad e sua família em diferentes períodos entre o Oriente Médio e a França. Cada livro narra uma fase e segue uma ordem cronológica, assim, é imprescindível ler na sequência.

A busca pelos primeiros volumes de ‘O Árabe do Futuro’

Apesar de já ter ouvido falar da série O Árabe do Futuro, só resolvi procurar pela coleção em 2020, quando, despertado por um interesse maior por HQs, conheci melhor o conteúdo da obra. Serei honesto: não foi fácil encontrar alguns volumes, em especial os “1” e “3”, esgotados na edição física. E, por mais que eu goste dos leitores digitais, quadrinhos – ainda mais os coloridos – eu faço questão de ler no papel.

Comprei os três primeiros e o volume “4” recebi na parceria do Vai Lendo com a Intrínseca. Foi uma saga encontrar o “3” por um preço não abusivo. Precisei vasculhar sebos digitais e monitorar. Enfim, encontrei. Por mais que tenha sido complicado, valeu a pena o esforço. Se não conseguisse, buscaria a versão digital, pois, além de estar completamente envolvido pela trama de Riad, a história é fantástica. Realmente vale!

Não sei a viabilidade econômica para editora, até porque o custo de produção da obra deve ser alto, mas um dia gostaria de ver um volume único de O Árabe do Futuro em capa dura. Seria um máximo! Um leitor pode sonhar, não?

Por que acredito que a versão física proporciona uma experiência mais interessante?

CORES. Cada país percorrido pela família tem cores próprias. E as cores trazem uma atmosfera para o cenário e, consequentemente, para a narrativa. Elas passam emoções. Em preto e branco, tudo fica igual, as nuances se perdem. Uma perda significativa para a experiência literária. Por isso, fiz uma busca incessante para ter os livros físicos. Não me arrependo.

O olhar do pequeno Riad

O narrador é o grande destaque de O Árabe do Futuro. Testemunhar toda a inocência e os conflitos culturais pelos olhos do pequeno Riad é incrível. Além do olhar infantil, Riad Sattouf traz a memória olfativa para as páginas. É uma viagem pelas lembranças através dos sentidos. De uma sutileza ímpar. Você se diverte, sensibiliza e se coloca no lugar dele. Ao longo dos livros, acompanhamos o amadurecimento deste jovem que, aos poucos, perde o brilho da infância e passa a buscar o seu lugar no mundo.

Personagens marcantes

Uma história inspirada em fatos reais tende a nos presentear com personagens interessantes e complexos. Em O Árabe do Futuro, a figura do pai é uma das mais instigantes. Isso porque ele muda muito. Enquanto estuda na França, Abdel-Razak é bem mais aberto ao ocidente. Na volta às suas origens, na Síria, se apresenta como um conservador. E o tratamento dele com a esposa e filhos se transforma. São nítidas as questões do personagem e os seus juízos de valores.

A mãe, Clémentine, abriu mão da vida na França para acompanhar profissionalmente o marido e, com isso, também abriu mão da sua liberdade, tendo que lidar com uma cultura na qual a mulher é submissa. Durante vários momentos, me perguntei como ela aceitava tudo isso.

Como Riad é o narrador, esses conflitos não são muito nítidos, entretanto, fica evidente a insatisfação da mãe. A trajetória da personagem tem uma virada no quarto livro e, para o próximo volume, acredito que o relacionamento do casal seja um dos destaques, após uma uma atitude tomada pelo marido. Inclusive, esse foi um dos melhores ganchos para o quinto – nem preciso dizer que já estou ansioso, né?

Além dos pais, outros personagens também se destacam. Os primos que perseguem Riad, na Síria, por acreditarem que ele é um judeu.  Os avós franceses, a avó muçulmana. Enfim, todos eles contribuem para essa rica e divertida experiência.

Visões de mundo

Além do olhar do pequeno Riad, o conflito das visões entre o mundo árabe e o ocidente é outro ponto de destaque de O Árabe do Futuro. A série mostra como a história mundial pode ser contada de diversas formas, dependendo do narrador. Vilões e mocinhos passam a ser meras denominacões. Quem está certo? Uma pergunta difícil de responder.

Neste sentido, é importante observar o papel da cultura na formação do indivíduo. O quão valiosos e poderosos são os ensinamentos passados através das gerações. O Árabe do Futuro consegue trazer essas reflexões, com muita leveza e humor, trabalhando sempre em cima dos contrastes.

Uma rica e divertida experiência cultural

O Árabe do Futuro me fascina como um todo. É uma obra de vasta riqueza cultural, que traz no olhar infantil a descoberta de um mundo multicultural. Através da leitura, conheci um pouco mais do islamismo e da cultura muçulmana. Situações, costumes, tradições e como cada região, país, tem as suas nuances.

Por ser narrado por uma criança, tudo parece uma grande aventura. É divertido, leve, envolvente. Uma experiência fantástica e enriquecedora!

Título: O Árabe do Futuro Autor/Ilustrador: Riad Sattouf | Tradução: Debora Fleck (vols. 1, 3 e 4) e Carolina Selvatici (vol. 2) | Editora: Intrínseca

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *