Clássicos Sem Medo,  Especiais,  Notícias

Clássicos Sem Medo #6 | O Pequeno Lorde

Como eu havia dito no post de apresentação, a lista não era definitiva e poderia ser mudada ao longo do projeto e que algum livro poderia ser trocado por outro, o que acabou acontecendo agora. Ao começar a ler Os Melhores Contos de Fadas Celtas (coletânea da editora Wish), percebi que ele não seria muito adequado ao escopo do projeto e, mesmo continuando a leitura, resolvi trocar pelo clássico infantil O Pequeno Lorde, de Frances Hodgson Burnett, na edição da 34.

SINOPSE

Cedric Errol é um menininho de oito anos com a habilidade de encantar a todos que conhece com o seu coração puro e curiosidade aguçada, mas, um dia, sua vida em uma rua simples da cidade de Nova Iorque muda completamente. Acontece que ele vai ser um conde inglês quando crescer.

Como assim?!

O que Ceddie não sabe é que seu pai, o Capitão, que morreu quando ele ainda era um bebê, ao se casar com sua mãe, abriu mão de toda a fortuna de seu pai, o Conde de Dorincourt. E que ele só foi feito herdeiro porque os dois filhos mais velhos do conde morreram prematuramente sem deixar descendentes, fazendo do nosso menininho o único para continuar a linhagem.

Uma grande aventura o espera do outro lado do oceano, onde, com seu jeitinho amável, irá conquistar até mesmo o mais difícil dos condes.

O QUE EU ACHEI?!

Olha, tá difícil escrever essa parte.

Sou completamente apaixonada por dois outros livros da autora, O Jardim Secreto e A Princesinha, então fui com muita expectativa para essa leitura acreditando que ia ser algo tão singular e maravilhoso quanto. Entretanto, apesar de o enredo ser bem gracinha, eu sofri com essa leitura.

Perdi as contas de quantas vezes se falou nos cabelos do personagem principal. Quando cheguei em uns 40% da leitura, minha vontade era voltar, marcar e contar quantas vezes os cachinhos dourados, brilhantes e sedosos foram mensionados. Sério, em uma página (que não é muito grande), chegou a ser falado isso duas vezes, o que tornou a leitura repetitiva e muito irritante.

Eu queria muito amar esse livro como os outros que estão entre os meus favoritos da vida, mas não deu para mim.

 

CURIOSIDADES E AMBIENTAÇÃO

Frances Hodgson Burnett nasceu no ano de 1849, em Manchester, Inglaterra, e no ano de 1865 emigrou para os Estados Unidos. A autora começou a escrever ainda muito nova, com apenas 17 anos, tendo escrito mais de 40 romances, além de diversas peças de teatro.

Ficou mundialmente conhecida principalmente por suas obras de literatura infanto-juvenil, a qual O Pequeno Lorde é a primeira delas. A princípio, foi lançada em forma de capítulos na St. Nicholas Magazine, entre novembro de 1885 e outubro de 1886, sendo, em seguida, publicada como livro.

TERMÔMETRO DO CLÁSSICO – vai sem medo

 

 

 

 

Título: O Pequeno Lorde Autora: Frances Hodgson Burnett | Editora: 34 | Páginas: 208

Conheça o projeto Clássicos Sem Medo

Clássicos Sem Medo #1 | Sweeney Todd

Clássicos Sem Medo #2 | Sherlock Holmes

Clássicos Sem Medo #3 | O Mágico de Oz

Clássicos Sem Medo #4 | Meu Pé de Laranja Lima

Clássicos Sem Medo #5 | O Conde de Monte Cristo

 

 

Provavelmente a estranha no ninho do grupo. Menina de exatas no meio da galera de humanas. Uma completa apaixonada por livros que precisa urgentemente diminuir a quantidade de livros que ficaram encalhados na estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *