Resenhas

Um Casamento Americano, Tayari Jones | Resenha

Um Casamento Americano, de Tayari Jones, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro, narra a história dos recém-casados Roy e Celestial. Um casal que personifica o sonho americano e o empoderamento negro. Contudo, os dois são separados após a condenação de Roy a doze anos de prisão por um crime que a esposa sabe que ele não cometeu.

Quando li a sinopse deste livro, a primeira coisa em que pensei foi que a narrativa seria centrada no julgamento de Roy e no esforço de provar a inocência dele. Foi até esta ideia que me atraiu à obra. Estava esperando um suspense ou thriller carregado de um texto denso e politizado, mas este não foi o caso. Mesmo assim, me surpreendi positivamente!

Um Casamento Americano

Apesar da frustração inicial, gostei muito do fato de o enredo focar nas relações entre os personagens. Ele mostra a complexidade destes relacionamentos e dos sentimentos humanos. A obra demonstra que a vida não é “preto no branco”. Para descrever ações, reações, sentimentos e decisões, precisamos pintar com muito mais cores. Isto foi o mais interessante da história para mim. Os protagonistas são humanos, acima de tudo. Não existe um herói ou um vilão, o que significa que é mais fácil se identificar com eles. Eu, por exemplo, pude me colocar na posição de cada um sem muito esforço e, por isso, não consegui julgar nenhum deles.

Como os personagens são muito reais, a narrativa, por consequência, também é muito real. Tive a impressão de que não li esta história e, sim, a ouvi de um vizinho, ou conhecido. A combinação da verossimilhança do enredo com a sensibilidade do texto resultou numa leitura agradável e cheia de reflexões.

Um Casamento Americano

O livro termina com um epílogo. Não quero falar muito sobre esta parte por medo de dar algum spoiler, mas achei que ele arrematou a história, amarrou todos os pontos e a deixou bem redonda. Sem ele, eu teria ficado muito chateada ao concluir a leitura!

Um Casamento Americano é um livro sensível, delicado e plural. Em resumo, ele fala sobre pessoas, imprevisibilidades e enfrentamentos do passado. Tudo para que o futuro seja melhor.

Título: Um Casamento Americano | Autora: Tayari Jones | Editora: Arqueiro | Páginas: 228

Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *