Royal City
Resenhas

Royal City – Segredos em Família, de Jeff Lemire | Resenha

Royal City: um drama repleto de memórias e sentimentos

 

A premissa da HQ Royal City – Segredos em Família, do autor e ilustrador canadense Jeff Lemire, publicada pela editora Intrínseca, me chamou a atenção na mesma hora porque tudo indicava que traria uma história misteriosa. Mas eu tenho que admitir que fiquei surpresa. Além de misteriosa, Lemire trouxe para nós uma história complexa e cheia de sentimentos.

Royal City é uma cidade misteriosa e estranha, outrora de grande prosperidade. Nela vive a família Pike, que, desde a morte do filho caçula, Tommy, ficou dilacerada e dividida. Mas o estranho — e o que me chamou a atenção, já que eu também sou meio estranha — é que a família é assombrada pelo fantasma de Tommy. Ele aparece para cada um dos seus parentes de forma diferente — para o irmão, ele é um beberrão inconsequente, para a irmã, um garotinho ingênuo, para a mãe, um homem santo e por aí vai.

Já deu para perceber que o negócio é complicado.

Royal City

A história começa com o pai da família tendo um derrame, o que força Patrick Pike, um escritor em decadência, a voltar para Royal City, mesmo a contragosto, para ver o pai doente e a família. E ele logo se vê mergulhado nos problemas que havia deixado para trás quando saiu para viver a sua vida como escritor.

E, pode crer, problema para esse pessoal é o que não falta.

Não dá para falar mais do que isso sem dar spoiler, então vou parar o resuminho por aqui.

Royal City

A julgar pela arte da capa, eu imaginava uma atmosfera mais séria para a história, mas admito que não estava esperando uma tão pesada e triste. O único personagem que tive a impressão de estar um pouco menos infeliz foi o próprio Tommy, mesmo estando tão dividido entre os desejos de seus familiares com relação a quem achavam que ele tinha sido ou queriam que fosse.

Resumidamente, Royal City me pareceu uma história triste, mas, como eu esperava desde o início, bem misteriosa. A despeito de todo o mistério que envolve a imagem de Tommy, o passado da família que a deixou tão dividida, o final conseguiu me deixar com ainda mais perguntas.

Royal City

Muitas respostas precisam ser dadas e muitos problemas precisam ser resolvidos. Espero que tenhamos algumas respostas no próximo volume. Mas, apesar de a história em si ter conseguido me deixar interessada a ponto de me fazer querer virar as páginas para descobrir mais, tenho que admitir que não gostei muito da arte. Porém, acho que isso é puramente pessoal, porque eu imagino a história sendo mostrada com traços e cores bem diferentes.

Quanto ao material, não tenho do que reclamar. A capa está bem condizente com a história — na verdade, você passa a entender a capa apenas depois de ler o livro.

Royal City foi uma surpresa, em sua maior parte, agradável. A história conseguiu me deixar curiosa o suficiente para querer ler o próximo volume e conjecturar como o autor vai desenvolver o drama dessa família.

Título: Royal City – Segredos em Família Autor: Jeff Lemire | Tradução: Fernando Scheibe | Editora: Intrínseca | Páginas: 160

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *