Resenhas

Contos Negros e Contos Índios, de Ruth Guimarães | Resenha

Não posso começar esta resenha sem antes exaltar a carreira de Ruth Guimarães, a autora dos livros. Poetisa, romancista, contista, cronista, jornalista e teatróloga foi reconhecida por seu trabalho como tradutora e pesquisadora da literatura oral no Brasil (ufa! Tem alguma coisa que esta mulher não fez?!). Seu currículo e sua lista de publicações são impressionantes! Infelizmente, perdemos esta mente brilhante em 2014, aos 93 anos.

Ler Contos Negros e Contos Índios, publicados pela Faro Editorial, foi uma sessão nostalgia e tanto! Fui transportada diretamente para a sala de aula da minha antiga escola, quando estudei o folclore brasileiro. Senti aquele aperto gostoso no coração de saudades de uma época mais simples na vida.

Contos Negros e Contos Índios reúne contos de registros orais destes dois povos na região do Vale do Paraíba do Sul. Em alguns casos, a autora apresenta duas ou mais variantes das histórias discorridas como confirmação de aceitação, verdade e importância.

O esforço de Ruth em registrar estas histórias é de uma tremenda importância para que elas não se percam. Acho essencial que tanto as gerações atuais quanto as futuras tenham o conhecimento das narrativas destes dois povos que compõem primordialmente a cultura brasileira.

A leitura dos livros é bastante rápida e fluida, então pode ser concluída em um dia só.

Adorei revisitar este assunto e aprender mais sobre estes contos e fábulas. Agora, fiquei com gosto de quero mais! Amei o trabalho gráfico dos dois livros! A presença de estampas e motivos africanos e indígenas foi um detalhe que só acrescentou à beleza do trabalho escrito.

Título: Contos Índios e Contos Negros | Autora: Ruth Guimarães | Editora: Faro Editorial | Páginas: 176 e 128

Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *