Resenhas

A Torre de Nero – As Provações de Apolo – Livro 5, de Rick Riordan | Resenha

Por que todas as coisas boas acabam uma hora?! A Torre de Nero é o último livro (chorando levemente) da série As Provações de Apolo, do nosso querido Rick Riordan, lançado pela editora Intríseca no início de outubro desse ano.

 

Nosso herói, ou melhor deus, está na última parte dessa aventura horripilante que o levou para todos os lados dos Estados Unidos. Sempre acompanhado de sua mestra Meg, eles foram liberando todos os oráculos das mãos dos Imperadores Romanos do Mal. Agora, só falta um e é, sem dúvidas, o pior deles. Nero, além de ser completamente megalomaníaco, ainda foi o responsável pela morte do pai de Meg e quem a criou sob muitos abusos. Essa etapa será muito difícil para a nossa menina, já que voltar para o quartel general do imperador pode trazer algumas lembranças complicadas de se lidar. Sempre contando com a ajuda do pessoal do Acampamento Meio-Sangue, Apolo irá, enfim, lutar sua última batalha para livrar o mundo de Nero e principalmente libertar seu mais precioso oráculo “das mãos” da temível Píton.

 Mudança é uma coisa frágil. Exige tempo e distância. Sobreviventes de relações abusivas, como Meg, precisam se afastar dos abusadores. Voltar aquele ambiente tóxico era a pior coisa que ela podia fazer. E antigos deuses arrogantes como eu não podiam ficar perto de outros deuses arrogantes e acreditar que não seriam afetados.

Não queria estar me despedindo dessa aventura tão gostosa e emocionante que o tio Rick criou para nós. Mais uma vez, ele foi capaz de criar um elo entre os personagens e o leitor, tornando impossível não se importar com o destino deles. Novamente, me senti correndo, lutando e fugindo de monstros junto com os heróis tão lindamente construídos. E pensar que esses personagens são ainda tão novinhos… Cada um deles apresentou um crescimento emocional muito bem reportado pelo autor, que fez a gente torcer por eles a cada vez que o caminho se tornava acidentado.

Ver o grande deus Apolo ser tornar mais humano e entender todas as mazelas inerentes a essa condição foi algo diferente de tudo já escrito por Rick Riordan (vai por mim, eu já li todos os livros dele) e me fez admirar ainda mais o seu trabalho. O autor também aborda muitos assuntos de extrema relevância, como, por exemplo, a questão do abuso parental na relação entre Nero e Meg e como a recuperação é lenta e complicada.

Esse livro se distingue dos outros da série por não ter tantas cenas de luta durante o enredo, focando mais nas questões emocionais dos personagens. Ok, eu senti um pouco de falta das lutas. Podia ter tido um pouco mais de emoção nelas. Mais uma aventura no Olimpo terminada… Nico, acredito que nos veremos em breve.

Título: A Torre de Nero Autor: Rick Riordan | Tradução: Giu Alonso e Regiane Winarski  | Editora: Intrínseca | Páginas: 336

 

Provavelmente a estranha no ninho do grupo. Menina de exatas no meio da galera de humanas. Uma completa apaixonada por livros que precisa urgentemente diminuir a quantidade de livros que ficaram encalhados na estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *