Resenhas

Uma Lista (Quase) Definitiva de Piores Medos, de Krystal Sutherland | Resenha

Quando recebi meu exemplar de Uma Lista (Quase) Definitiva de Piores Medos, da autora Krystal Sutherland, publicado no Brasil pela editora Alt, esperava um livro leve e divertido, mas a obra foi bem mais do que isso! Me peguei gargalhando em algumas partes e me emocionando em outras, o que resultou numa leitura surpreendente.

A obra conta a história de Esther Solar, uma excêntrica adolescente membro de uma família amaldiçoada (todos morrem daquilo que têm mais medo). Ela possui uma lista na qual enumera todas as suas maiores fobias e, no decorrer da narrativa, irá enfrentar todas elas, uma de cada vez.

Uma Lista (Quase) Definitiva de Piores Medos (ufa! Fico cansada só de falar este título gigante) foi o YA mais diferente que já li em toda a minha vida. Nunca havia tido uma experiência literária neste universo em que a trama central é tão sombria. O livro fala sobre morte, medos, abuso e saúde mental. Mesmo a temática sendo pesada, a leitura não deixa de entreter e de nos divertir. Assim que terminei, quis começar tudo de novo!

Eu amei tudo neste livro. Principalmente a protagonista e sua turma. Eles são o bando de desajustados mais adorável do planeta. Me apaixonei por Jonah, queria que Hephzibah (que nome maravilhoso!) fosse a minha melhor amiga, queria colocar Eugene dentro de um potinho e cuidar dele para sempre. É impossível não simpatizar por eles!

Achei incrível que Sutherland deu espaço para falarmos sobre saúde mental e usou isto como a essência de sua obra. As palavras e metáforas que a autora usou para explicar as doenças são tão bonitas e poéticas que me deixaram sem fôlego. A mensagem do livro é inspiradora e cheia de esperança. A narrativa mostra uma luz no fim do túnel. Ela mostra que existe, sim, tratamento para doenças mentais e que não precisamos sofrer sozinhos. O que precisamos, na verdade, é acabar com o tabu em torno deste assunto, debater e buscar ajuda quando for necessário.

Título: Uma Lista (Quase) Definitiva de Piores Medos | Autora: Krystal Sutherland | Tradutora: Alice Klesck  | Editora: Alt | Páginas: 304

Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *