Festa de Formatura
Resenhas

The Prom – A Festa de Formatura, de Saundra Mitchell | Resenha

Baseado no musical da Broadway de mesmo nome, The Prom – A Festa de Formatura, de Saundra Mitchell, publicado aqui no Brasil pela editora Alt, conta a história de Emma e Alyssa, duas namoradas que lutam para ir no baile de formatura da escola juntas. Essa ação tão simples para grandes cidades não é muito bem-vinda na conservadora Edgewater, em Indiana. Emma é a única pessoa gay assumida na cidade e Alyssa é uma menina queer que se esconde para poupar a sua mãe, cristã devota e recentemente separada (abandonada) do seu marido, pai de Alyssa.

Se assumir nesse ambiente tão conservador é um desafio gigantesco. Emma, ao se assumir no seu canal do YouTube, acabou sendo expulsa de casa pelos pais. Sua avó, Nan, foi quem a acolheu. Alyssa, por outro lado, permanece em casa postergando uma dor pela outra, esperando o melhor momento.

Quando Emma é proibida de ir ao baile por ser lésbica, uma revolta começa: a associação de pais e mestres que cuida da produção e administração do baile de um lado; uma caravana de artistas da Broadway que viu o desabafo de Emma no YouTube sobre a situação, no outro.

Festa de Formatura

Emma só queria dançar com sua namorada no baile. Mas tudo se torna uma guerra de quem fala mais alto. E ela é uma vítima constante de bullying. Alyssa tenta o máximo que pode, com seu poder de presidente do conselho estudantil, amenizar e resolver a situação, mas tudo é maior e mais complicado do que ela previa.

Sobre o livro A Festa de Formatura

A romantização do musical traz uma mensagem muito importante de igualdade de direitos para as minorias e questões sobre religião e cultura influenciando no processo de aceitação. Assim como eu acredito que o próprio musical passe. E isso é maravilhoso. Todas as intenções deste livro são maravilhosas. Os diálogos são espertos e bem-humorados na medida certa. E, por falar em humor, Emma é dona de um sarcasmo bastante presente na narração.

O livro, que é dividido em duas narradoras, Emma e Alyssa, é – a priori – uma romantização do musical da Broadway, The Prom. Trazer um filme para prosa parece ser bem difícil, mas trazer um musical, onde você tem músicas contando uma história, é um desafio maior ainda. E a dificuldade desse processo foi, para mim, o tiro no pé da adaptação. 

Festa de Formatura

Como eu disse mais acima, as intenções do livro são maravilhosas, porque a história é ótima, trazendo um tema forte tratado de forma leve. No entanto, a obra ficou muito superficial e os personagens – tirando Emma – me parecem ou rasos ou mal aproveitados. Quem sabe um pouco mais de páginas resolvesse as questões? Acredito fortemente que sim. 

Isso à parte, a história de Emma e Alyssa, representantes de muitas histórias de adolescentes americanas que vivem sua identidade em segredo, é importante e alarmante de uma forma divertida e fácil de ler. A Festa de Formatura, com tudo isso dito, é um livro bem legal para te tirar daquela ressaca literária.

Título: The Prom – A Festa de Formatura | Autora: Saundra Mitchell | Editora: Alt | Tradutor: Isadora Sinay | Páginas: 251

Apaixonada por música, cinema, séries e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte, mas por enquanto escreve sobre o que leu, viu e gostou no Anatomia Pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *