Resenhas

À Espera de um Milagre, de Stephen King | Resenha

Já é quase uma tradição eu começar os meus textos para o Vai Lendo com uma pequena confissão. Aquela que gera uma vergonha alheia básica, sabe? Mas, como eu e a equipe aqui prezamos pela honestidade para mostrar que nós somos leitores normais como todo mundo, vou respirar fundo, levantar a mão direita e confidenciar para vocês um segredo: eu, Renata, entusiasta do gênero terror, confesso que À Espera de um Milagre foi o primeiro livro de Stephen King que li. E o livro estava na minha estante há 18 anos. E a obra que me introduziu à escrita do autor foi logo uma mais próxima ao gênero fantasia do que o terror. É isso! Pronto, falei. Prometo que a minha próxima leitura de King será O Iluminado para compensar, ok?

A publicação em episódios do volume, em meados dos anos 1990, foi um experimento realizado por King. O autor, quando criança, consumia este tipo de literatura e queria testar se este formato ainda era viável naquela época. Além disto, o mestre do terror justificou a escolha declarando que, deste modo, não seria possível avançar ou bisbilhotar o final, o que aumentaria o suspense da trama.

A história é narrada em primeira pessoa por Paul Edgecombe, um idoso que vive em um asilo. Paul escreve suas memórias e discorre sobre suas experiências como chefe dos guardas no corredor da morte da penitenciária de Cold Mountain, durante a Grande Depressão. Lá, ele conhece John Coffey, um estranho e misterioso homem condenado pelo assassinato das gêmeas Detterick. Uma relação incomum se desenvolve entre os dois, após a descoberta de que Coffey possui um dom mágico e milagroso. Edgecombe se debate em um conflito moral entre o cumprimento de seu dever e a consciência de que Coffey pode ser inocente no crime pelo qual foi condenado.

Lembro que o exemplar também foi publicado em partes no Brasil, pela editora Objetiva. Tenho até duas delas em casa. Como não adquirimos todas as partes, acabei comprando a obra completa em inglês, em uma daquelas livrarias de aeroporto nos Estados Unidos, durante uma viagem. Há também uma edição mais nova lançada pela editora Suma.

Li este livro como parte de um especial Halloween para o projeto Retiro Literário! Eu havia contado no post do Retiro que conheci primeiramente a história através do filme de 1999, que leva o mesmo nome da obra literária, em que Tom Hanks atuou no papel principal. Mas, como não me lembrava do enredo com clareza, o resultado foi uma narrativa inédita para mim.

Eu fiquei completamente encantada com este livro! Mesmo sabendo que a obra não era terror, ainda assim esperava que houvesse alguma pitada do gênero tradicional de King presente na trama. Isto acabou não acontecendo, mas não me decepcionei, no geral. O livro é longo (a minha versão tem mais de 500 páginas), contudo, não fica enfadonho ou cansativo. A escrita fluída, a narrativa interessante e os personagens cativantes prendem a sua atenção. Stephen criou vilões bem construídos e muito detestáveis, como todo vilão deve ser! O final parte um pouquinho o coração, porém não deixa de ser lindo e emocionante.

A minha única crítica negativa é que o autor revisa alguma parte da história ou algum personagem no começo de cada capítulo, o que ficou um pouco repetitivo. Mas é sempre bom lembrar que a publicação foi fragmentada, então é compreensível que King tenha inserido estas revisões para fazer leitor recordar de algumas informações importantes sobre a narrativa.

Gostei muito da escrita de King e isto só me deixou ainda mais animada para conhecer o restante das obras dele! Adoraria saber qual livro do autor vocês recomendariam, então escrevam suas indicações nos comentários, por favor.

Título: À Espera de um Milagre| Autor: Stephen King

 

Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *