Resenhas

A Sangue Frio, de Truman Capote | Resenha

A Sangue Frio, de Truman Capote | Resenha

Nunca pensei que chegaria o momento em que poderia afirmar que qualquer escritor(a) pudesse, um dia, desbancar Shakespeare como meu autor favorito. Ainda não estamos lá, mas, se tem alguém que pode competir por esta posição, esta pessoa é o escritor americano Truman Capote. O amor é real! Pronto, falei.

A minha introdução ao autor foi através de uma coletânea de seus ensaios, chamada Portraits and Observations – The Essays of Truman Capote, que eu gostei muito. Desde então, busco mais textos para aprofundar o meu conhecimento em sua obra. Em seguida, li Um Prazer Fugaz – as cartas de Truman Capote, e minha paixão por Capote foi confirmada. Agora, fui arrebatada por sua mais famosa obra, A Sangue Frio, publicada no Brasil pela editora Companhia das Letras, como parte do especial Halloween do meu projeto Retiro Literário.

Livros Portraits and Observations – The Essays of Truman Capote, Um Prazer Fugaz – as cartas de Truman Capote e A Sangue Frio

A narrativa discorre sobre o brutal assassinato da família Clutter, na pequena cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos, em novembro de 1959, além de dissertar também sobre os dois criminosos, executados cinco anos depois. Seis anos se passaram entre os homicídios e a publicação do livro. Esta demora se deu graças às inúmeras entrevistas, viagens e pesquisas realizadas pelo autor e o aguardo do resultado final de todos os recursos jurídicos.

Ao ler as suas cartas, pude conhecer um pouco dos bastidores do processo de escrita deste texto e o quão extenuante foi para ele, sobretudo para a sua saúde mental. Ele escrevia aos amigos que tinha pesadelos horríveis e que achava que não conseguiria terminar o manuscrito. Posso afirmar, com certeza, que a jornada até a linha de chegada não foi nada fácil.

O livro criou um novo gênero dentro da literatura, o jornalismo literário, e ele não decepcionou em nada! Me apaixonei por completo pela escrita do autor. A mistura, e principalmente o equilíbrio, entre notícia e romance foi bastante envolvente. Uma obra que não queria largar nem por um minuto. Levaria para dentro do chuveiro, se pudesse!

Foi um tipo de literatura realmente diferente para mim porque, mesmo sendo bastante densa, afinal o tema central é um crime hediondo, ela não deixou de ser prazerosa e atraente. A forma como o autor constrói o enredo e os personagens me prendeu a atenção e fez com que eu quisesse ler tudo de uma só vez. E o que eu achei mais interessante foi que, mesmo conhecendo o final da história, isto não estragou em nada a experiência da leitura.

Com uma narrativa tão cativante como esta é evidente o motivo pelo qual outros autores se inspiraram e quiseram copiar o êxito de Capote, o que resultou no sucesso e no crescimento do jornalismo literário. É um texto que eu recomendo muito, e ele é obrigatório se você é amante de true crime. Prometo que não irá se arrepender! A Sangue Frio não é fácil de se achar. Dificilmente, ele estará disponível em uma estante na sua livraria preferida, então aproveite e clique no link da Amazon abaixo para comprar o seu exemplar, se você se interessou pela história. Comprando pelo link você ainda ajuda o Vai Lendo sem pagar nada a mais por isso, e nós agradecemos muito! Boa leitura!

Título: A Sangue Frio | Autor: Truman Capote | Tradutor: Sergio Flaksman | Editora: Companhia das Letras | Páginas: 440

Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *