Especial Irmãs Brontë
Especiais

Conheça as Irmãs Brontë e o nosso projeto | Especial Irmãs Brontë

Quando nos perguntamos quais são os escritores mais importantes da história mundial, alguns nomes vêm à mente com facilidade. Eu te garanto que, para muitas pessoas, os nomes Charlotte Brontë, Emily Brontë e Anne Brontë fazem parte da lista. As Irmãs Brontë foram três escritoras inglesas que marcaram a história da literatura ao publicar romances e poemas de forte impacto para a época que escreviam.

Biografia

Nascidas em Yorkshire, no Reino Unido, no início do século XIX, as Irmãs Brontë se tornaram ícones da literatura mundial graças a muita coragem e perseverança. A sua primeira tentativa de entrar no mercado editorial inglês da época, dominado por escritores e profissionais homens, veio através de uma coletânea de poemas sob os pseudônimos de Currer, Ellis e Acton Bell, em 1846. Infelizmente, mesmo se escondendo atrás de nomes masculinos, as irmãs não obtiveram sucesso, na época.

Apesar da tia que as criou tentar constantemente ensiná-las a gerir uma casa, as irmãs estavam mais interessadas em literatura e na sua educação. Charlotte e Emily chegaram a trabalhar em uma escola em Bruxelas em troca de estadia e educação. Inclusive, essa experiência influenciou Charlotte em diversos momentos da sua escrita. Anne, por outro lado, resolveu tentar outra profissão: a de governanta. Isso também ajudou no seu processo de criação.

Livros da Nati

Os dois primeiros livros de Charlotte, Jane Eyre e Shirley, ainda vieram sob o pseudônimo de Currer Bell, mas, desta vez, alcançaram um considerável sucesso. Emily, por sua vez, só publicou um livro em vida, O Morro dos Ventos Uivantes, e era conhecida por ser uma pessoa bastante reclusa. Tanto que, quando Charlotte resolve voltar à escola onde trabalharam depois de uma breve parada, Emily decide permanecer em casa. Suas outras duas irmãs mais velhas, Maria e Elizabeth, faleceram em um surto de febre no colégio que estudavam, enquanto seu irmão Branwell até escreveu alguns poemas, mas não alcançou o mesmo reconhecimento que suas irmãs.

Das três irmãs, Charlotte foi quem mais publicou livros, tanto em vida quanto póstumos; Anne escreveu duas obras, Agnes Grey e A Inquilina de Wildfell Hall; e Emily, como dito, só um: O Morro dos Ventos Uivantes.

Confira a lista de livros das Irmãs Brontë:

Agnes Brontë

Agnes Grey | A Inquilina de Wildfell Hall

Charlotte Brontë

Jane Eyre | Shirley | Vilette | The Professor | Emma (não-finalizado)

Emily Brontë

O Morro dos Ventos Uivantes

Como será o projeto?

Livros da Isa

Eu e Natália nos debruçamos nos livros que temos em casa dessas três escritoras incríveis e traremos resenha de todos eles para vocês. O mais legal é que nem todos são de autoria delas e nem todos são livros de romances, mas de admiradores e estudiosos da sua literatura.

Ao todo, serão dois meses com posts semanais levando vocês à Inglaterra do século XIX. Mas, apesar de termos uma boa quantidade dos livros das irmãs, alguns ficaram de fora – pelo menos, por enquanto. Shirley e O Professor são os que permanecem fora da nossa lista porque têm uma publicação muito restrita no Brasil. Apenas uma editora tem exemplares à venda, no caso a Pedrazul, e, mesmo assim, O Professor não está mais em catálogo.

Ainda assim, o período de dois meses não limitará a entrada de mais posts do projeto no futuro. Quem sabe a gente aproveita uma promoção, não é? Sempre tem a possibilidade.

Esperamos que vocês gostem e a gente se vê no próximo post!

Especial Irmãs Brontë

Apaixonada por música, cinema, séries e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte, mas por enquanto escreve sobre o que leu, viu e gostou no Anatomia Pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *