Resenhas

A Vida Secreta das Abelhas, de Sue Monk Kidd | Resenha

A Vida Secreta das Abelhas, de Sue Monk Kidd | Resenha

A VIDA SECRETA DAS ABELHAS’: LIÇÕES E SENSIBILIDADE

Família nada tem a ver com o sangue que carregamos nas veias. É o que mostra A Vida Secreta das Abelhas, de Sue Monk Kidd, lançado pela editora Paralela. Ambientado no sul dos Estados Unidos, onde o preconceito e a segregação racial imperam e as leis parecem não ter o mesmo valor para todos os cidadãos, a história apresenta uma série de lições sobre a vida e fala sobre a importância do amor.

Livro A Vida Secreta das Abelhas aberto

Lily Owens é uma menina de quatorze anos com uma vida bem difícil. Um pai que a maltrata física e psicologicamente, a culpa pela morte da mãe e nenhuma perspectiva de futuro. Rosaleen, a senhora negra que seu pai contratou para criá-la, é sua única fonte de amor.

Finalmente, são dados os direitos civis à população negra dos Estados Unidos e Rosaleen, depois de muito treinar sua assinatura, vai tirar seu título de eleitor, mas uma confusão no caminho muda tudo na vida das duas. Lily e Rosaleen precisam fugir, mas para onde? E como Lily pode descobrir sobre a mãe já morta, com as poucas informações dadas pelo pai?

Elas acabam chegando à casa rosa em Tiburon, onde são acolhidas por três irmãs e um novo mundo se abre para elas.

Lições e reflexões

A história é de uma sensibilidade sem igual. Já tinha visto o filme anos atrás e, várias vezes, posso garantir, agora que li o livro, a adaptação foi feita com bastante esmero.

A Vida Secreta das Abelhas, quote

A Vida Secreta das Abelhas nos traz muitas lições: como aprender a perdoar, aceitar novas coisas que nos são apresentadas, a importância do trabalho duro e, acima de tudo, a importância do amor.

O pano de fundo, que são as dificuldades da comunidade afro-americana e o racismo presente na região, tingiu a história com ainda mais importância. As experiências vividas pelos personagens e as diferenças de tratamento dependendo da cor de sua pele são gritantes.

E o que acho mais importante é que o livro não traz a típica narrativa que normalmente vemos quando os personagens principais são, em sua maioria, negros. Aqui não temos um branco que vem para salvar o dia, muito pelo contrário.

A Vida Secreta das Abelhas, quote

Com a grande conscientização da luta por igualdade racial que estamos vivenciando, A Vida Secreta das Abelhas apresenta, de uma forma gostosa, diversos questionamentos muito importantes para a nossa realidade.

Título: A Vida Secreta das Abelhas | Autor: Sue Monk Kidd | Tradutora:  Maria Ignez Duque Estrada | Editora: Paralela | Páginas: 232

 

Provavelmente a estranha no ninho do grupo. Menina de exatas no meio da galera de humanas. Uma completa apaixonada por livros que precisa urgentemente diminuir a quantidade de livros que ficaram encalhados na estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *