Resenhas

Nascido do Crime, de Trevor Noah | Resenha

Nascido do Crime, de Trevor Noah, edição TAG

‘Nascido do Crime’: a força de uma autobiografia

Uma autobiografia sem igual de um dos maiores comediantes da atualidade, fazendo uma colcha de retalhos que mostra uma realidade onde os atos mais comuns podem ser considerados crimes, se você não tem a cor de pele correta. Nascido do Crime narra toda a infância e juventude de Trevor Noah, comediante sul-africano que nasceu nos anos finais do Apartheid. O livro chegou primeiro aqui no Brasil pela Tag Inéditos, em janeiro deste ano. Agora, ele chegará para o público geral no dia 10 deste mês, pela editora Verus.

Filho de mãe negra e pai branco, sua própria existência durante o regime do Apartheid já era considerada um crime. Todos os desdobramentos que isso implica fazem de Nascido do Crime um livro sem igual. Ao contar com muito humor todas as situações que viveu para sobreviver em um país que sofreu uma grande reviravolta política e totalmente segregado pela cor da pele de sua população, Trevor Noah nos coloca perante diversos episódios que retratam de forma nua e crua a realidade da África do Sul.

Nascido do Crime, edição TAG, marcador de livro

Como todo bom comediante, ao narrar sua história pessoal ele faz até mesmo os acontecimentos mais absurdos soarem leves e divertidos. A leitura, embora trazendo, às vezes, coisas bem pesadas, se tornou rápida e gostosa. Como o autor mesmo disse: “Nada de lutar contra o sistema. Melhor tirar sarro dele”. Mais do que descrever sua própria realidade, ele consegue colocar como outro personagem principal todo o contexto social e cultural de seu país de nascença.

Experiência ao ler a autobiografia

Eu posso contar nos dedos de uma mão as biografias e autobiografias que já li nessa vida – com certeza não é um gênero literário que, de modo geral, me atraia. Entretanto, essa, sem sombra de dúvidas, me trouxe mais do que a vida de alguma celebridade (na realidade, eu só fui me tocar quem era depois de pesquisar no Google). Com Nascido do Crime me vieram vários questionamentos sobre os meus comportamentos e os da nossa sociedade, não só a sul-africana como a brasileira. Pude criar diversos paralelos dos acontecimentos como possibilidades bem reais de terem acontecido por aqui também. Mesmo que aqui não seja um conjunto de leis reais, muitos dos maiores absurdos que Trevor nos conta ocorrem basicamente em todas as esquinas do nosso Brasil.

Nascido do Crime, de Trevor Noah, livro aberto

Encontrar as palavras certas para descrever esse livro foi um trabalho bastante árduo. Tenho certeza de que não fui capaz de chegar nem perto do quanto gostaria de expressar a respeito dele. A única coisa que posso realmente dizer é que foi maravilhoso poder lê-lo e que virou um dos meus favoritos de uma vida inteira.

Título: Nascido do Crime | Autor: Trevor Noah | Tradutor: Fernanda de Castro Daniel  |Editora: Verus | Páginas: 320

 

Provavelmente a estranha no ninho do grupo. Menina de exatas no meio da galera de humanas. Uma completa apaixonada por livros que precisa urgentemente diminuir a quantidade de livros que ficaram encalhados na estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *