Resenhas

A Distância Entre Nós, de Thrity Umrigar | Resenha

Thrity Umrigar, autora do bestseller A Hora da História, também é responsável pela obra A Distância Entre Nós, lançado pela editora Globo Livros. A autora é jornalista, crítica, professora universitária e romancista de origem indiano-americana, dedicando seus romances a falar um pouco mais sobre a cultura da Índia.

Em A Distância Entre Nós, temos as histórias paralelas de duas mulheres: Bhima, de origem hindu, pertencente a uma casta mais baixa, que vive em uma favela e trabalha como doméstica na casa de Serabai, nossa outra personagem principal. Sera é parse, pertencente a uma casta mais alta, pode estudar e, depois do casamento, passou a ficar somente em casa. Nossas duas personagens tiveram muitos reveses na vida e sempre estiveram lado a lado, ajudando uma a outra como bem podiam – pode-se até dizer que eram amigas, apesar de tamanhas diferenças entre elas. Acompanhar as memórias de suas vidas e suas dificuldades é o que essencialmente faz desse um romance a ser lido.

Acho que o que mais gostei em A Distância Entre Nós foi poder ter uma visão melhor sobre a cultura indiana, seus costumes e sua diversidade. Por mais que eu tenha estranhado um pouco o modo de vida deles, a princípio, algumas coisas podem ser bem relacionadas às nossas situações de vida aqui. O sistema de castas, apesar de não ser mostrado a fundo, nos faz perceber a segregação até mesmo dentro de casa, quando Serabai não deixa Bhima sentar em seus sofás e a faz manter seus utensílios, como copos e talheres, separados.

Apesar do ritmo de leitura ser um pouco lento, não sendo aquele livro para se devorar rapidamente, ele nos trás grandes reflexões sobre como nosso nascimento pode determinar as oportunidades que temos na vida, os nossos privilégios, fazendo esse paralelo com a neta de Bhima e a filha de Serabai.

A única coisa que me decepcionou um pouco na leitura de A Distância Entre Nós foi que, após ter construído personagens complexas e ter decorrido suas vidas inteiras com uma riqueza de detalhes estonteante, o final foi extremamente corrido. Com o desfecho nos últimos três capítulos desenvolvido de forma que não fez jus a toda história já contada, me deixando com um grande ponto de interrogação.

Independentemente desse pequeno detalhe relacionado ao final, que eu achava que poderia ser melhor construído, A Distância Entre Nós foi um livro que me fez pensar, questionar e ter uma visão mais real de uma parte do mundo não tão explorada pelos leitores brasileiros.

Título: A Distância Entre Nós | Autora: Thrity Umrigar | Editora: Globo Livros | Páginas: 336

Provavelmente a estranha no ninho do grupo. Menina de exatas no meio da galera de humanas. Uma completa apaixonada por livros que precisa urgentemente diminuir a quantidade de livros que ficaram encalhados na estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *