Resenhas

O Silêncio da Cidade Branca, de Eva García Sáenz de Urturi | Resenha

“Aqui termina a sua caça, aqui começa a minha.”

É com essa frase que o inspetor Unai Ayala começa as suas investigações para a polícia de Vitoria, cidade espanhola da comunidade autônoma do País Basco. 

Em O Silêncio da Cidade Branca, uma onda de crimes é ressuscitada. Vinte anos antes, um serial killer aterrorizou Vitoria e os vilarejos próximos com um estilo de assassinato peculiar. Bebês, crianças de cinco anos, crianças de dez anos e, por fim, jovens de quinze anos. Sempre um menino e uma menina, nus e com suas mãos se tocando. Agora, quando o culpado por eles está prestes a sair da cadeia, um casal de vinte anos aparece morto com as mesmas características e cabe a Unai e sua parceira Estíbaliz resolverem o mistério.

O livro de Eva García Saénz de Urturi, primeiro de uma trilogia e publicado pela Intrínseca, é um thriller incrível. E um bom thriller faz a alma chacoalhar. A gente se sente eletrizado enquanto procura junto com o personagem a resposta para os mistérios da história. Por isso, quando estamos mergulhados na voz de Unai e na sua mente, a ligação com a história se intensifica e torna o livro mais potente. 

Mais que isso, Unai é um personagem muito bem desenvolvido, com um passado rico e traumático, ligações e relacionamentos trabalhados e ainda conta com um romance em segundo plano. E, embora os outros personagens não sejam tão bem trabalhados assim, nenhum é mecânico. A autora consegue mostrar a personalidade deles, às vezes com pouquíssimas informações, sem deixar pontas soltas ou o leitor a desejar saber mais.

“Quando quem sai matando em série é um baita gênio, só o que resta é rezar para que não sorteiem seu número na loteria da morte.”

Outra coisa que gostei muito foi colocar Vitoria como um cenário-personagem. A cidade é parte do mistério e nós aprendemos muito sobre a sua história, sua cultura e sua arquitetura. Era, inclusive, uma expectativa minha. Recentemente, vi crescendo dentro de mim a vontade de ler mais escritores espanhóis e Eva não me decepcionou nem um pouco. 

Apesar de sentir que O Silêncio da Cidade Branca é uma baita obra, estou com muita dificuldade em escrever essa resenha, sabia? Eu sei que não foi um resenha longa, onde esmiúço cada detalhe, separo em subtítulos e tudo mais. Isso porque opinar sobre um thriller requer muito cuidado para não deixar escapar nenhum spoiler ou informação crucial, digamos assim. Tudo o que eu quero dizer para você é: leia, leia, leia. 

O livro é bem denso, possui bastante informação sobre o caso, não foi uma leitura rápida. Ainda assim, não é uma leitura ruim, longe disso. Adorei o primeiro volume da trilogia da Cidade Branca e mal posso esperar pelos próximos livros. 

Título: O Silêncio da Cidade Branca | Autora: Eva García Sáenz de Urturi | Tradutora:  Cristina Cavalcanti Editora: IntrínsecaPáginas: 416

Apaixonada por música, cinema, séries e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte, mas por enquanto escreve sobre o que leu, viu e gostou no Anatomia Pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *