Resenhas

Feitos de Sol: Um Amor Capaz de Incendiar o Mundo, de Vinícius Grossos | Resenha

Amar. É ver a luz em alguém e este alguém ver a luz em você. Um sentimento difícil de explicar, mas capaz de incendiar. Em Feitos de Sol, escrito por Vinícius Grossos, publicado pela Faro Editorial, descobrimos a força e a magia do primeiro amor através da apaixonante história de Cícero e Vicente. Uma trama emocionante, repleta de adversidades, amor e, acima de tudo, verdade.

Em meio aos últimos meses do ano de 1999, com diversas teorias de fim do mundo, incluindo o Bug do Milênio, Cícero, um nerd de 15 anos, fica frustrado por não conseguir comprar o último volume do seu quadrinho favorito, Under Hero. Entretanto, diante da loja fechada, Cícero conhece Vicente, um jovem que também é fã do seu herói predileto e também acredita no fim do mundo, só que pelo viés religioso. Apesar das diferenças, de crenças e afinidades, em uma época que tudo era ainda mais complicado, Cícero e Vicente  vão descobrir no convívio um com o outro mais sobre eles mesmos, se aceitar e, sobretudo, vão viver o primeiro amor.

Demorei um pouco para mergulhar na trama de Feitos de Sol. Como o próprio Cícero, narrador da obra, se declara, ele é muito “crianção” e, num primeiro olhar, parece um pouco superficial. No entanto, quando a história se desenvolve, percebemos todos os conflitos, inseguranças e medos do personagem. A narrativa cresce. Se pararmos para analisar, o comportamento é típico dos adolescentes, e o meu julgamento foi bastante equivocado. Exatamente como um adulto que não dá crédito ao sofrimento dos jovens, dizendo que apenas quem tem boletos a pagar tem problemas. Não! Toda essa busca pela identidade é complexa e, talvez, um dos momentos mais delicados da vida. É difícil se descobrir e se firmar no mundo.

Em paralelo ao turbilhão de conflitos que é a adolescência, Feitos de Sol aborda também, através da trama de Vicente, o embate entre religião e sexualidade e a opressão dentro de casa. A associação com o livro Boy Erased – Uma Verdade Anulada, de Garrard Conley, é inevitável. Mas, apesar de não mergulhar na mente da pessoa que sofre o abuso dentro de casa, afinal a narrativa é conduzida por Cícero, Grossos consegue fazer um texto mais envolvente sem perder o viés questionador, completamente oposto à monotonia do livro norte-americano.

Cícero e Vicente são personagens reflexos da realidade. Têm defeitos, cometem erros, fazem pré-julgamentos, mas, no fim, buscam sempre melhorar, evoluir. E, o principal, também correm através da sua felicidade, independente da opinião alheia. Por isso, eles cativam tanto.

O contexto “Bug do Milênio” e as inúmeras referências que o livro traz – saudades videolocadora – só contribuem para uma maior imersão na leitura. A contextualização é boa, realmente bate a nostalgia de quem viveu a época. Só faltou um cuidado maior na checagem das referências. Só para não “quebrar” o clima.

Um dos pontos altos de Feitos de Sol são os diálogos. Dois deles me chamaram a atenção: a conversa de Emir, avó de Vicente – e uma das melhores personagens -, com Cícero. Fala de amor, aceitação. É incrível, contagiante e necessária. Na verdade, este capítulo (18) como um todo deveria ser compartilhado, principalmente com os intolerantes. Quem sabe não aquece um pouco esses corações gelados?  O outro é o papo de Cícero com a mãe sobre a sua sexualidade. A cena em si reflete bem o drama da situação, para os dois lados. É tensa e mostra que o assunto, até mesmo para famílias consideradas “mente aberta”, ainda é um tabu.

A escrita de Vinícius Grossos passa uma verdade que é fundamental no ofício de escrever. Tudo é tão crível, profundo e sensível que comove o leitor, promove a reflexão. O amor de Cícero  e Vicente é tão puro e bonito que me fez questionar como ainda tem gente capaz de rejeitar, reprimir e, pior, propagar o ódio. Por que é tão difícil aceitar a felicidade do outro?

Apesar do período nebuloso pelo qual estamos passando, é muito gratificante ver a diversidade tomar conta da literatura,  principalmente a jovem. É muito importante dar voz, falar, debater, trocar experiências e entender o outro para, então, evoluirmos enquanto sociedade. Tenho muitas saudades dos anos 1990, década que vivi a minha infância, e Feitos de Sol, de certa forma, mexeu com o meu lado nostálgico. Entretanto, não troco a liberdade que temos hoje por nada… E espero não sentir saudades desse tempo no futuro.

Título: Feitos de Sol: Um Amor Capaz de Incendiar o Mundo | Autor: Vinícius Grossos |Editora: Faro Editorial | Páginas: 256

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *