Retiro Literário

Retiro Literário: um resumo do projeto até aqui

Olá, pessoal! Tudo bem? Estava pensando no que eu queria trazer de novidade para vocês e decidi que o post desta semana do Retiro Literário será um resumo das semanas anteriores do projeto para aqueles que possam ter perdido algo. Assim, todos ficam atualizados!

A ideia por trás deste projeto começou em março, quando a quarentena foi decretada no estado do Rio de Janeiro, onde moro. Sabia que usaria este tempo para colocar a leitura em dia, mas aí me veio a seguinte reflexão: como vou fazer para encontrar novos livros, já que uma das minhas atividades favoritas é andar por livrarias para escolher novas leituras? Foi então que surgiu a ideia de ler todos aqueles livros que estão adquirindo poeira nas estantes de casa.

O resto foi fácil! A palavra quarentena vem do número quarenta, então, já sabia que escolheria quarenta livros que tinha em casa para ler, mas que nunca havia lido. Decidi escolher temas e gêneros variados para que o projeto ficasse mais interessante. Para saber os livros escolhidos é só visitar o perfil do Vai Lendo no Instagram e entrar no destaque Retiro Literário!

O primeiro livro que li foi Tempo de Graça, Tempo de Dor, da escritora Frances de Pontes Peebles, publicado aqui no Brasil pela editora Arqueiro. Adorei este livro e você pode conferir a resenha dele aqui, além da entrevista que fizemos com a autora! Foi o pontapé perfeito para começar a projeto!

Desde então, já li um total de 12 livros de gêneros diferentes. Teve não-ficção, autoajuda, clássico e ficção também. Tem de tudo nesta minha lista. Para motivar a leitura e manter as coisas interessantes para mim, já fiz uma semana de não-ficção, em que destaco o livro Mona Lisa – A Mulher por Trás do Quadro, de Dianne Hales, publicado pela editora José Olympio. Também fiz uma semana de língua estrangeira, em que li My Name’s Not Friday, de Jon Walter, e The Phantom of the Opera, de Gaston Leroux. Ambos em inglês. Ambos maravilhosos!

Ainda estou longe de cumprir a minha meta, mas tenho certeza de que chego lá. No momento, estou lendo As Cordas Mágicas, de Mitch Albom, publicado pela Arqueiro, que vocês me ajudaram a escolher em uma enquete no Instagram. Por enquanto, estou gostando da leitura, mas ainda estou no começo do livro. Já ouvi falar muitas coisas boas sobre este autor e estou animada para continuar e descobrir mais sobre ele!

Já estou pensando em outra semana temática para me incentivar a ler, mas quero que seja uma surpresa para vocês! Quando tudo estiver resolvido, vou anunciar o tema da semana lá nos stories do Instagram! Não deixem de acompanhar as nossas redes sociais para não perderem nenhum conteúdo.

Estou adorando realizar este projeto, mas não tem sido fácil conciliar a leitura com as minhas outras responsabilidades. Alguns dias tenho que organizar a minha agenda só para conseguir ler durante 30 minutos. Para mim, é muito importante ler todo dia. Nem que seja só um pouquinho. Nem que seja um artigo na internet. Cultivar o hábito da leitura é algo que quero espalhar para todo mundo.

Então é isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado deste resumo e espero poder trazer mais conteúdo sobre o Retiro Literário para vocês, em breve!

Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *