Resenhas

Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer, de Val Emmich | Resenha

Uma amizade improvável entre uma garota que lembrava de tudo e um homem que queria esquecer. Repleto de diálogos reflexivos, personagens apaixonantes e muita música dos Beatles, Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer, escrito por Val Emmich, foi uma adorável surpresa da caixa n° 2 do Intrínsecos, clube de assinatura da editora Intrínseca. Uma obra marcante e encantadora. Uma leitura inesquecível!

Joan Lennon é uma menina de 10 anos portadora de uma síndrome raríssima chamada Memória Autobiográfica Altamente Superior, que a torna capaz de lembrar tudo o que aconteceu em sua vida. Após a morte da avó, que sofria de Alzheimer, ela fica intrigada com a possibilidade de ser esquecida e vê no concurso “Próximo Grande Compositor” a chance de, através da música, ser lembrada por todos.

O talento musical de Joan foi herdado da avó e do pai, que, em meio a estagnação na carreira musical, decide fechar o estúdio, localizado no andar abaixo do imóvel da família, e seguir outro rumo. Sem parceiro de composições, a garota vê em Gavin, amigo do pai que está morando temporariamente no estúdio, a chance de criar uma música memorável. Gavin é um ator famoso que, após um surto ocasionado pela perda do parceiro, Sidney, decide passar um tempo com os velhos amigos. Enquanto ele ajuda Joan a vencer o concurso, a garota contará detalhes de suas lembranças com Sidney. 

Logo nas primeiras páginas de Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer, já fiquei apaixonado pelo livro. A narrativa me pegou de jeito. Alternando entre Joan e Gavin, mergulhamos nos anseios, medos e expectativas dos personagens, bem como na forma que eles veem um ao outro e os seus dilemas. Se por um lado temos Gavin, que deseja se livrar das lembranças, por outro temos Joan, que não consegue esquecer. Enquanto o ator é reticente às mudanças, a jovem compositora é determinada a realizar os seus objetivos. É fantástico como um completa o outro. Uma parceria repleta de ensinamentos e reflexões, que mexem com o leitor.

Um grande feito de Val Emmich, em termos narrativos, é a verdade na voz da Joan. A sensação que o autor transmite no texto é que realmente uma garota de dez anos está contando a história. É de uma sensibilidade ímpar, e os desenhos que a personagem utiliza para ilustrar certas situações contribuem ainda mais para esta atmosfera leve, ingênua, que caracterizaria uma escrita infantil. Impecável.

A história de Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer, em si, não é complexa e cheia de reviravoltas. A trama é simples e envolve o público através do encanto, tanto pela narrativa quanto pelos personagens. Somos contagiados por todos. O fascínio vai além de Gavin e Joan. Toda a família é incrível e, até mesmo, o pai e a mãe têm seus momentos na trama, no seus questionamentos enquanto pais e no que eles buscam para a própria vida. 

Os diálogos entre os protagonistas são de uma beleza e profundidade que tocam o leitor. Marquei vários trechos dessas conversas e, ao fim da leitura, me pegava pensando sobre eles. Sentia uma coisa boa, sabe. Uma leveza. Em tempos tão difíceis, é muito prazeroso ler algo que te faz bem. Inclusive, foi a sensibilidade de uma passagem de Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer que despertou o meu interesse pelo livro.

Confesso que não sou muito ligado à música e, ao julgar equivocadamente a capa, pensei: “esse livro não é para mim”. No entanto, a música retratada em Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer está associada às lembranças que uma composição proporciona. E, por mais que não seja profundo conhecedor do assunto, também sou tocado por canções; elas fazem parte da minha vida, história e trilha sonora. Os Beatles dão um charme à obra e o autor soube bem trazer o universo musical para as páginas em uma simbiose perfeita.

Lembranças. Esse é a temática principal de Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer. Algo inerente ao ser humano e, por isso, tão contagiante e de fácil identificação. Sejam recordações boas ou ruins, todos temos que lidar com elas. Faz parte da vida. E a delicada discussão entre lembrar e esquecer, proposta por Val Emmich, em meio a personagens marcantes e apaixonantes, transforma essa magnífica história de amizade em uma narrativa para ficar na memória.

Título: Os Prós e os Contras de Nunca Esquecer | Autor: Val Emmich | Tradutor: Carolina Selvatici |Editora: Intrínseca | Páginas: 320

 

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *