Resenhas

Redoma, de Meg Wolitzer | Resenha

Num primeiro olhar, Redoma, de Meg Wolitzer, publicado pela Editora Alt, pode parecer mais um livro sobre uma adolescente que precisa reconstruir a sua vida após uma perda. Mas a forma como a história se desenvolve foge um pouco do clichê do gênero e, através do uso dos diários, os personagens são obrigados a confrontar os seus medos e a superá-los.

Jam Gallahue é uma jovem que, após a morte do namorado, Reeve Maxfield, perde totalmente o ânimo para viver. Por isso, os pais dela decidem enviá-la para um internato de adolescentes “emocionalmente frágeis”. No início, ela odeia a sua nova rotina, mas, depois de ser selecionada para a lendária aula de “Tópicos Especiais em Inglês”, da misteriosa Sra. Quenell, tudo começa a mudar. Lá, Jam e outros quatro alunos, com históricos de traumas ainda piores, são apresentados à obra A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath. Uma escolha inusitada, devido à fragilidade da turma, porém essa leitura coletiva irá mudar a vida destes adolescentes.

A narrativa de Redoma parece bem clichê – e, de certo modo é -, mas, a partir do momento que entramos nas aulas da Sra. Quenell, tudo muda. A trama ganha uma certa imprevisibilidade e conquista o leitor com inúmeros mistérios – as circunstâncias da morte de Reeve, os traumas dos outros alunos, o poder dos diários – a serem desenvolvidos. Impossível parar de ler! Além disso, quando menos se imagina, a história tem algumas reviravoltas. Surpresas até o fim.

É interessante observar as variadas formas como a depressão pode se apresentar entre os adolescentes. Assim como a dificuldade de se expor o problema, até mesmo entre aqueles que compartilham sentimentos semelhantes. Redoma mostra que a doença não tem idade e precisa ser levada a sério.

O texto em si foi o único ponto que não me deixou plenamente satisfeito. Em alguns momentos, poucos, a narração em primeira pessoa atrapalhou a fluidez. Alguns acontecimentos com outros alunos acabaram ficando muito superficiais. Jam, narradora de Redoma, apenas menciona o que aconteceu. Faltou um pouco de detalhamento, de emoção. Um problema comum em tramas que utilizam primeira pessoa. Entretanto, este pormenor não ofusca o brilho da obra, que tem uma história excelente. No fim, isso é o que importa.

O trabalho de Meg Wolitzer é incrível. É nítido todo o cuidado e a preocupação que a autora teve para tratar este tema tão delicado com os jovens. Ela é muito sutil ao abordar a depressão e, por mais que seja uma temática pesada, busca trazer uma certa leveza e mensagem positiva, fundamentais para o público em questão. As últimas páginas de Redoma foram tão inspiradoras que marquei várias passagens.

Redoma é, de certo modo, uma homenagem à poeta e escritora Sylvia Plath, apesar de não ser uma releitura do clássico A Redoma de Vidro. Redoma apresenta a figura de Plath para os jovens: sua trajetória, a importância do seu trabalho, a força do seu texto. Não debate profundamente a questão da depressão sob o viés do paciente, como Plath, no entanto, traz o diário como forma de libertação e faz isso de modo mágico.

A depressão é um problema sério e tem que ser debatido com todos os públicos. Respeitando os limites de abordagem para cada faixa etária, claro. Redoma é um ótimo exemplo para o público jovem. Com uma história envolvente, a obra fala sobre aceitação, amizade, mudança e superação. Uma leitura contagiante que traz uma mensagem muito bacana e positiva.

Título: Redoma | Autor: Meg Wolitzer | Tradutor: Alexandre Raposo |Editora: Alt | Páginas: 288

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *