Blog

Quotes: A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath

O livro A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath, publicado pela Biblioteca Azul, me marcou em inúmeros aspectos, como destaquei na resenha publicada na última terça-feira (2), aqui no Vai Lendo. Um deles foi a profundidade e a sensibilidade do texto, que me fizeram mergulhar, como nunca, na mente de uma jovem depressiva. Uma experiência única e marcante, que gostaria de compartilhar com vocês através de alguns trechos do livro que mais mexeram comigo. Uma amostra do talento de Plath!

Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia.” (Posição 46 – Kindle)

 

O silêncio me deprimia. Não era o silêncio do silêncio. Era o meu próprio silêncio.” (Posição 260 – Kindle)

 

As pessoas são feitas de nada mais que poeira, e eu não conseguia entender como tratar de toda aquela poeira era melhor do que escrever poemas que as pessoas lembrariam e repetiriam para si mesmas quando estivessem tristes, doentes ou insones.” (Posição 757 – Kindle)

 

A ideia de que eu poderia acabar morta desabrochou com indiferença em minha cabeça, como uma árvore ou uma flor.” (Posição 1296 – Kindle)

 

Comecei a entender como os misóginos conseguiam fazer as mulheres de bobas. Eles eram como deuses: invulneráveis e poderosos. Eles desciam à terra e desapareciam. Era impossível colocar as mãos neles.” (Posição 1440 – Kindle)

 

O dr. Gordon colocou duas placas de metal nas minhas têmporas, prendeu-as com uma tira que apertava a minha testa, e me deu um fio para morder. Fechei os olhos.

Houve um breve silêncio, como uma respiração suspensa.

Então alguma coisa dobrou-se sobre mim e me dominou e me sacudiu como se o mundo estivesse acabando. Ouvi um guincho, iiii-ii-ii-ii-ii, o ar tomado por uma cintilação azulada, e a cada clarão algo me agitava e moía e eu achava que meus ossos se quebrariam e a seiva jorraria de mim como uma planta partida ao meio.

Fiquei me perguntando o que é que eu tinha feito de tão terrível.” (Posição 1935 – Kindle)

 

… onde quer que eu estivesse – fosse o convés de um navio, um café parisiense ou Bangcoc -, estaria sempre sob a mesma redoma de vidro, sendo lentamente cozida em meu próprio ar viciado.” (Posição 2501 – Kindle)

 

Odeio a ideia de ficar sob a tutela de um homem – eu havia dito à dra. Nolan. – Um homem não tem preocupação nenhuma no mundo, enquanto possibilidade de ter um bebê paira sobre a minha cabeça como uma espada, me fazendo andar na linha.” (Posição 2979 – Kindle)

 

Para a pessoa dentro da redoma de vidro, vazia e imóvel como um bebê morto, o mundo inteiro é um sonho ruim.” (Posição 3189 – Kindle)

 

Sempre imaginei que no dia da minha saída eu estaria segura e consciente de tudo o que viria pela frente – afinal de contas, eu havia sido ‘analisada’. Tudo o que eu via diante de mim, no entanto, eram pontos de interrogação.” (Posição 3285 – Kindle)

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *