Resenhas

Menina Feita de Estrelas, de Ashley Herring Blake | Resenha

Sabe aquele livro que a gente tem vontade de guardar num potinho? Menina Feita de Estrelas, com certeza, é um deles. Publicada pela Editora Plataforma21, logo no início desse ano, a obra é de autoria de Ashley Herring Blake, que curiosamente costumava escrever músicas. Agora, ela escreve livros e poesia.

Em Menina Feita de Estrelas, nossa personagem principal é Mara. Ela e seu irmão gêmeo, Owen, são extremamente unidos. Ambos nascidos sob o signo de gêmeos, eles costumavam escutar histórias de sua mãe sobre o menino e a menina feitos de estrela que viviam muitas aventuras no vasto céu cor de piche. Com os anos, os dois deixaram de se aconchegar na mãe, mas nunca perderam o hábito de criar essas histórias para rirem e implicarem um com o outro, se encontrando no telhado do lado de fora das janelas de seus quartos.

Logo no início de Menina Feita de Estrelas, esse relacionamento é abalado devido à acusação de estupro feita pela namorada do irmão e uma das melhores amigas de Mara. Com raiva e completamente perdida, ela não sabe o que pensar sobre tudo nem do lado de quem deve se posicionar. Criadora de um grupo intitulado Empodera, um coletivo feminista, ela fica ainda mais dividida entre suas convicções e o amor por seu irmão.

“As melhores mentiras são disfarçadas no meio de verdades incontáveis…”

O que mais me encantou em Menina Feita de Estrelas foi como assuntos relacionados ao mundo LGBTQI+, irmandade feminina, abuso, amizade e amor tiveram um tratamento responsável e delicado, sem qualquer romantização desnecessária.

A forma como é abordada a bissexualidade de Mara no livro é maravilhosa. Mostra as dificuldades de aceitação – inclusive, dela mesma -, de relacionamento e os preconceitos. Outra personagem que também representa bem os obstáculos da comunidade LGBTQI+ é Charlie, amiga e ex-namorada de Mara, que vive um conflito interno, já que se identifica tanto com o sexo feminino quanto com o sexo masculino.

A parte relacionada ao abuso sexual me marcou, principalmente por como são mostradas a agressão e as circunstâncias que levam as pessoas a sempre duvidarem das mulheres. A abordagem me ganhou.

Menina Feita de Estrelas é um livro voltado para o público jovem que deveria ser lido por todos, independentemente da idade. É um livro para ser devorado e para nos fazer, acima de tudo, refletir.

Título: Menina Feita de Estrelas | Autora: Ashley Herring Blake | Tradutor:  Lavínia Fávero Editora: Plataforma21 | Páginas: 253

 

Provavelmente a estranha no ninho do grupo. Menina de exatas no meio da galera de humanas. Uma completa apaixonada por livros que precisa urgentemente diminuir a quantidade de livros que ficaram encalhados na estante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *