Live da Aleph - Dia da Toalha
Entrevistas

Live Aleph: Dia da Toalha

Perdeu a live da Aleph? Não se preocupe que a gente fez um resumo com os principais tópicos!

Para comemorar o Dia da Toalha, nada melhor do que assistir a uma live recheada dos bastidores da editora mais nerd e geek do país: a Aleph! Representando a editora estavam Adriano Fromer, Daniel Lameira e Luciana comentando os detalhes de produções super famosas do catálogo e respondendo perguntas sobre os planos da Aleph para o futuro.

Polêmicas

Há alguma chance de a Aleph voltar a publicar Star Wars? Para responder a essa pergunta, Lameira foi bem categórico: não. Ainda assim, destacou a importância do processo editorial de todos os livros da saga por causa da criação da ordem oficial dos livros. Outra polêmica foi perder os direitos do Brandon Sanderson para a Leya, que não tem publicado os livros do autor do jeito e na velocidade que os fãs pedem.

Novas capas, nova direção de arte

Blade Runner

Lameira atua como Diretor de Arte na produção de capas da editora, inclusive Blade Runner. Durante a live, ele explicou como foi construir a capa da nova edição de Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas? Para quem não acompanha o trabalho da editora, as capas da Aleph têm ganhado uma nova pegada, voltada para as capas de ficção-científica antigas, com jeitos de noir, anos 50. Está ficando bem bacana e diferente do que há no mercado atualmente.

Na minha singela opinião, as novas capas do Philip K. Dick estão incríveis. Adeus ilusões de ótica que me deixavam tonta!

Outra capa que ganhou uma repaginada foi Jurassic Park, de Michael Crichton. De acordo com Lameira na live, ela ganhou um estilo “pulp”, mais divertido – que ficou muito bonita, também. “Quando você faz uma coisa com mais personalidade, é normal alguns gostarem e outros não gostarem”, disse Lameira ao receber mensagens de pessoas que amaram a capa de Jurassic Park e outras, que odiaram.

Nova capa de Jurassic Park

Os livros favoritos da equipe

  • Adriano – O Fim da Infância e Flores para Algernon
  • Nathália – Cama de Gato e A Mão Esquerda da Escuridão
  • Gustavo – Polaris e Duna
  • Luciana – Eu Sou a Lenda e Eu estou vivo e vocês estão mortos
  • Daniel – O Planeta dos Macacos e Forrest Gump

Sobre as feiras

A Aleph é bem famosa pela sua Feira Intergaláctica, e a equipe afirmou na live como as feiras são medidores sobre vendas e opiniões dos leitores, sobre os livros e as capas para a editora. Infelizmente, a clássica garagem da editora foi vendida e a Aleph está procurando um novo local.

Ela comumente está presente na Feira da USP, em São Paulo, e na Primavera Literária, no Rio de Janeiro.

Nova capa para a Fundação

“Era a capa que eu mais queria refazer”, disse Lameira. “Essas são as ilustrações das capas originais, mas com a famosa renovação de type”, complementou Adriano. A Trilogia Fundação, de Isaac Asimov, será relançada com as ilustrações da década de 80, mas com a logo inspirada em Star Wars e Harry Potter. A intenção é de que a obra ultrapasse o público só de sci-fi. A editora está passando por uma transição de fase, onde busca alcançar novos públicos.

Para fechar com essa dica:

Por onde começar Asimov e Clarke? O Fim da Infância e O Fim da Eternidade.

Feliz Dia da Toalha!

Leia também: Dia do Orgulho Nerd: Saiba como surgiu a data

 

 

Apaixonada por música, cinema, séries e literatura, história mundial e andar de bicicleta. Sonha em ter muitos carimbos em seu passaporte, mas por enquanto escreve sobre o que leu, viu e gostou no Anatomia Pop.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *