Especiais

Não ficção na terceira semana do ‘Retiro Literário’

E aí, pessoal! Tudo bem? Seguimos firmes e fortes na quarentena e no Retiro Literário também! Comecei esta semana com a leitura de Mona Lisa – A Mulher por Trás do Quadro, de Dianne Hales, publicado aqui no Brasil pela editora José Olympio. Foi uma obra muito bacana de ler e cheia de informações interessantes.

Como o início da semana foi com uma leitura de não-ficção, decidi ler somente livros deste tipo e fazer disto o tema da semana. As outras obras escolhidas foram A Última Carta, de William Douglas (editora Impetus), Última Parada: Auschwitz, de Eddy de Wind (editora Planeta de Livros Brasil) e O Castelo de Papel, de Mary del Priore (editora Rocco).

Dentre todos estes volumes, gostei mais de Mona Lisa e de O Castelo de Papel. A resenha de Mona Lisa logo estará pronta para vocês, então não vou falar sobre o livro aqui neste post.

O Castelo de Papel narra a história da princesa imperial do Brasil, Isabel de Bragança, e seu marido Gastão de Orléans, o conde d’Eu. Além do casal, o livro também aborda os últimos anos do Império Brasileiro e termina com a proclamação da República e o exílio da família imperial. Achei fascinante aprender um pouco mais sobre a história do nosso país e fiquei triste ao perceber que acabo me interessando mais pelo passado e por personagens estrangeiros do que pela minha própria nação e origem. Isto é algo que vou mudar! Quero acrescentar mais livros sobre história do Brasil e mais escritores nacionais também às minhas leituras! No final da obra, a autora dispõe de páginas e mais páginas de referências bibliográficas. É bom aproveitar a oportunidade para dar uma olhada nesta parte e ver como a pesquisa foi bem completa e realizada.

Para saber mais sobre os outros dois livros, vocês precisam acessar o nosso perfil no Instagram (@vailendo). Deem uma espiada na nossa novidade que chamamos de resenhas em GIFs. É exatamente como soa, usamos GIFs para refletir o que achamos dos livros que lemos! Confesso que é bem divertido de fazer. Nos digam se vocês estão curtindo o novo formato.

Por enquanto, é só, mas já comecei a leitura de um novo livro que também será o tema da semana que vem. A obra se chama My name’s not Friday, de Jon Walter, e, como se pode ver, o livro é em inglês, então o tema será língua estrangeira! Tenho mais livros em inglês na minha lista e tenho até um em francês para me ajudar a praticar esta nova língua que estou aprendendo.

Já li um total de 10 livros! Faltam 30! Vocês acham que eu vou conseguir atingir o meu objetivo? Preciso de apoio moral! Me mandem palavras de motivação nos comentários e aproveitem para escrever o que vocês estão lendo no momento! Até a próxima!

Leia também:

Conheça o projeto ‘Retiro Literário’ e veja como foi a primeira semana

Segunda semana (e alguns dias) do ‘Retiro Literário’

Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *