Resenhas,  Retiro Literário

Tempo de Graça, Tempo de Dor, de Frances de Pontes Peebles | Resenha

Tempo de Graça, Tempo de Dor - Resenha

Quem me conhece bem sabe que eu sempre falo que nasci na época errada. O problema é decidir qual seria a década ideal em que eu deveria ter nascido, porque cada era tem algo de especial para mim, que varia desde acontecimentos históricos, passando pelo cinema e música, até chegar na moda. Comprei Tempo de Graça, Tempo de Dor, de Frances de Pontes Peebles, publicado pela editora Arqueiro, exatamente porque a trama se passa, em grande parte, no Rio de Janeiro dos anos 1930-1940. E uma das minhas grandes curiosidades é saber como era o Rio antigamente. Agarrei o livro e não soltei mais.

Tempo de Graça, Tempo de Dor - Resenha

A frase estampada na contracapa como parte da sinopse resume perfeitamente a essência da obra: “A história de duas mulheres e de uma intensa amizade alimentada por amor, inveja e orgulho – e pelo medo de ambas de não ser ninguém sem a outra”. Na trama, Graça e Das Dores se conhecem ainda crianças em um engenho de açúcar em Pernambuco. Das Dores trabalhava na cozinha. Graça era patroinha. Apesar das diferenças, as duas se tornam grandes amigas e planejam fugir para o Rio de Janeiro, onde se transformariam em famosas divas do rádio. Contudo, somente o destino de uma delas é o estrelato. A outra deve se tirar para os bastidores. Este livro não decepciona em nada! A escrita é de uma fluidez e profundidade únicas. As protagonistas, Graça e Das Dores, são apaixonantes. A complexidade das relações entre as personagens é fantástica. A trama é tão bem construída e a história é tão humana que é difícil não duvidar que não aconteceu de verdade.

Tempo de Graça, Tempo de Dor - Resenha

A autora, Frances de Pontes Peebles, realmente encheu a minha imaginação com imagens ricas e coloridas, completas e detalhadas. Era tudo muito real. Parecia mesmo que tinha um filme rodando na minha mente enquanto eu lia. Um fato curioso sobre Peebles é que ela nasceu no Recife, mas foi criada na cidade de Miami nos EUA. E ela também é responsável pelo livro Entre Irmãs que foi adaptado para o cinema e transformado em minissérie pela Rede Globo.

Tempo de Graça, Tempo de Dor - Resenha

Como a leitura era muito agradável e interessante, passei pelos capítulos longos rápido e sem problemas. Não queria me desgrudar da obra nem por um minuto! Graça e Das Dores estão gravadas na minha memória e eu vou me lembrar delas durante muito tempo. Não sei mais o que acrescentar a esta resenha a não ser que você pare o que está fazendo agora e vá ler este livro!

Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *