Resenhas

A Garota Desaparecida, de Lisa Gardner | Resenha

‘A Garota Desaparecida’: depois do resgate, tudo volta a ser como antes?

Quando pensamos no término de um sequestro, com a libertação da vítima, só conseguimos pensar na felicidade do reencontro familiar. Tudo parece estar resolvido, os problemas solucionados e a possibilidade de se resgatar a vida de antes. Entretanto, será que é exatamente isso o que acontece? É difícil imaginar todo o transtorno causado a essas vítimas. Em A Garota Desaparecida, de Lisa Gardner, publicado pela editora Gutenberg, conhecemos as dificuldades e ostraumas da nova vida de Flora, uma jovem que, após ser sequestrada e torturada por 472 dias, busca se reencontrar.

Cinco anos após ser libertada, Flora ainda tenta levar uma vida normal, mas simplesmente não consegue. Ela já não retribui da mesma forma o amor da mãe, o seu irmão foi embora e ela está obcecada por outras jovens sequestradas. No período em que ficou sob o poder do sequestrador, Flora foi violentada de diversas formas, de abuso sexual a ser trancafiada em uma caixa. Mas, sobre o período, pouco fala. O que será que ela foi capaz de fazer para sobreviver?

Agora, em meio a outros casos de jovens sequestradas, Flora é capturada mais uma vez. Para a polícia, o seu desaparecimento pode estar ligado a outros sumiços, e desvendar o passado de Flora é fundamental para resolver este mistério.

A narrativa de A Garota Desaparecida mescla passado e presente, fazendo o leitor acompanhar quase que simultaneamente o desenrolar dos primeiro e segundo sequestros de Flora. Isso acaba dando uma certa agilidade na leitura, prendendo o público logo no começo. Apesar disso, confesso que os personagens bem desenvolvidos foram o que mais me cativou no livro, principalmente a intrigante Flora.

Ver a perspectiva da sequestrada dentro do cativeiro é uma das principais qualidades de A Garota Desaparecida. Outro destaque é a abordagem sobre o trabalho do apoio às vítimas de sequestro. Particularmente, já li inúmeros suspenses, mas nunca tinha me deparado com a figura deste profissional.

Apesar de as passagens mais introspectivas, narradas por Flora em cativeiro, serem as mais interessantes, na ação final, as reflexões da protagonista quebram um momento de agilidade do texto. Perdeu um pouco o ritmo! As reviravoltas também não causaram tanto impacto e, de certa forma, o desfecho não me arrebatou. Esperava um pouco mais.

A Garota Desaparecida é um suspense que prende pela grande capacidade da autora de mergulhar na mente da Flora. Um relato bem descritivo em que é possível entender um pouco do sofrimento de pessoas que passaram por um sequestro. A conclusão pode não ter me pegado de jeito, mas o livro provocou uma boa reflexão sobre a vida destas pessoas, após passarem por esta violência.

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *