Resenhas

Você Nasceu Para Isso, de Michelle Sacks | Resenha

‘Você Nasceu Para Isso’: por trás da vida perfeita, segredos horripilantes

Não se engane com a vida perfeita do seu vizinho. Por trás de toda a felicidade aparente, segredos obscuros, sinistros, podem estar escondidos. A expressão “viver de aparências” parece cada vez mais pertinente. Basta olhar nas redes sociais e ver o modo como as pessoas se apresentam, como elas gostariam de ser vistas. Abordando a exposição, mas indo a fundo no interior degradante (ou apenas verdadeiro) do ser humano, conhecemos a trama de Você Nasceu Para Isso, de Michelle Sacks, publicado pela editora Intrínseca. Um livro que desconstrói aquela imagem que criamos para nós mesmos, abordando tramas familiares com um suspense que vai te prender até a última página.

A ida da família Hurley à Suécia parecia um conto de fadas. Uma vida bucólica para uma nova fase da vida com o nascimento do bebê. Uma casinha isolada, num lugar tranquilo, completamente diferente da rotina agitada da badalada Nova York. Enquanto Sam se aventura em novos projetos profissionais, Merry se dedica ao lar e à criação do primogênito. Tudo parecia estar na mais perfeita ordem, até a chegada da melhor amiga de Merry, a profissionalmente bem-sucedida Frank. A partir desta visita, conflitos antigos reaparecem e uma tóxica teia de relacionamentos é exposta, mostrando que as aparências realmente enganam.

Você Nasceu Para Isso é uma trama muito ágil e envolve o leitor desde o comecinho, quando o comercial de margarina dos Hurley começa a se desfazer e se transforma num emaranhado de segredos horripilantes. A trama é contada pela perspectiva dos três personagens centrais: Merry, Sam e Frank, possibilitando ao leitor conhecer cada um deles mais intimamente. A narrativa é bem direta, sem muitos detalhes ou floreios, e os capítulos enxutos corroboram para uma leitura voraz.

As relações humanas são o cerne de Você Nasceu Para Isso. Mesmo sendo uma obra mais compacta, a autora consegue desenvolver bem o seu trio protagonista. Basicamente uma trama de personagens fortes. Por mais que nos choquem, eles são, sem dúvida, completamente instigantes.

Além desta emaranhada e tóxica teia de relacionamento, o suspense também está na essência do livro. O interessante é que, mesmo com pouco número de personagens no total, Michelle Sacks consegue criar e segurar um mistério até o final da trama. E, como se não bastasse o número reduzido, três deles são narradores (isto é, sabemos o que eles estão pensando), o que limita muito as possibilidades. Dá um nó na cabeça do leitor, principalmente aqueles que adoram tentar adivinhar o que está acontecendo (como eu).

Por mais que o livro aborde relacionamentos íntimos e possa parecer leve, não se deixe enganar! Você Nasceu Para Isso é bem pesado e chocante. Tem que ter estômago para ler. Não é todo mundo que vai conseguir digerir tudo numa boa e se deleitar. Mas, caso contrário, é uma ferramenta que faz refletir sobre o papel da mulher, principalmente na liberdade das suas escolhas e na maternidade. Um assunto que, mesmo doloroso, precisa ser discutido, falado, escancarado. É importante colocar o dedo na ferida!

Você Nasceu Para Isso retrata o lado obscuro dos relacionamentos mais íntimos, aborda momentos e traços da personalidade não glamourosos, que, muitas vezes, são escondidos. É claro que a obra traz extremos, mas fazer esta desconstrução é importante para enxergamos que não existe perfeição e aprendermos a lidar com nossos defeitos e frustrações. O melhor caminho para sermos nós mesmos e felizes.

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *