Resenhas

As Crônicas de Marte, George R. R. Martin (organizador) e vários autores | Resenha

‘As Crônicas de Marte’: 15 contos que nos levam para outro planeta

Desde que eu comecei a realmente me interessar por livros, gosto de histórias intergalácticas. E, quando resolvi ler As Crônicas de Marte, uma antologia organizada pelo nosso querido e conhecido destruidor de corações e assassino de personagens George R. R. Martin, publicada pela editora Arqueiro, fui com tudo e certa de que não iria me decepcionar.

E não me decepcionei mesmo. Não teve um único conto do qual não gostasse — naturalmente, houve alguns que tocaram o meu coraçãozinho sofrido de leitora um pouco mais, mas eu absolutamente aproveitei muito todos eles.

Foto: Vai Lendo

Bom, a proposta da antologia é apresentar 15 contos, obviamente de 15 autores excepcionais — na verdade, são 16 autores, porque um dos contos foi feito por uma dupla —, que se passem em Marte ou tenham qualquer tipo de ligação com Marte, marcianos etc.

E a proposta é cumprida. Eu comecei a ler o livro atrás de histórias de outros mundos e ETs e foi exatamente isso o que eu tive.

Gosto muito de antologias por causa da imensa riqueza de conteúdo que se pode achar em um único livro. São vários autores, várias vozes, várias visões, técnicas e histórias. Mesmo quando a antologia é de um único autor, é riquíssima apenas pelo fato de cada conto ter sido criado em um momento específico.

Foto: Vai Lendo

E eu senti muito dessa riqueza em As Crônicas de Marte, porque, apesar de ter um único tema, os contos são muito diferentes entre si. Temos um guia de turismo de Marte, que leva um cientista excêntrico para um passeio perigoso; temos um capitão condenado, que é perdoado pelo rei para navegar até Marte; temos um mercenário assassino em busca da tumba de um rei marciano; e muitos outros ótimos contos.

Gostei bastante do prefácio feito pelo organizador, George R. R. Martin. Parece uma conversa de um leitor para outro.

Enfim, acho que o livro faz o que promete e muito bem.

Quanto ao trabalho da editora, a Arqueiro arrasou. A qualidade do material está impecável. A revisão, a capa, a diagramação, o tipo de folha, a fonte… Está tudo excelente e eu não tenho absolutamente nada do que reclamar.

Então, é mais um bom livro para ser colocado na lista. Quem gosta de histórias curtas interplanetárias com direito a extraterrestres vai adorar As Crônicas de Marte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *