Resenhas

A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa, de Mark Daniels | Resenha

‘A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa’:

Com a vida corrida que levamos, hoje em dia, fica muito difícil escolher um livro de não ficção para aprender um novo assunto. Normalmente, escolhemos outras ferramentas para realizar esta tarefa. Eu, por exemplo, adoro um podcast para descobrir coisas novas! Mas encontrei uma boa alternativa para aqueles que têm um pezinho no mundo analógico, que buscam conhecimento através dos livros e que o querem consumir de forma rápida.

A História da Mitologia Para Quem Tem Pressa, publicado pela editora Valentina é exatamente o que se espera. Um texto conciso e rápido de se ler sobre aquilo que o título expressa. Os mitos discorridos vêm do mundo inteiro, o que foi uma boa surpresa, uma vez que esperava que o autor fosse debater somente as mitologias mais famosas.

O livro serve como uma pequena e breve introdução sobre o assunto. O autor aborda muito superficialmente a mitologia, mas esta é a intenção da obra. O exemplar atua como um ponto de partida. Caso você queira saber mais, conhecer mais, com certeza, terá que pesquisar e ler mais, obviamente. Como foi dito antes, o livro é conciso, então não espere aprender tudo sobre a mitologia.

A obra possui algumas fotos, ilustrações e diagramas que ajudam a entender um pouco melhor as entidades e/ou a estrutura em que se encontram. O que foi ótimo! Esta ferramenta ajuda a quebrar um pouco o texto, além de esclarecer algumas das coisas mais confusas (tentar entender quem é filho de quem ou esposa/marido de quem na mitologia grega dá mesmo um nó na cabeça!).

Me surpreendi ao me deparar logo no primeiro capítulo com a mitologia australiana e Maori (impossível não pensar em Moana – principalmente quando o autor fala sobre Maui-Tikitiki – “de nada!”). Acredito que Daniels procurou abordar a mitologia de, pelo menos, um país dentro dos cinco continentes, o que achei bem legal e interessante.

O capítulo sobre a mitologia grega é o maior da obra. Isso não é muito surpreendente, já que, eu imagino, grande parte da curiosidade sobre mitologia seja sobre a mitologia grega.

Achei a obra interessante e a leitura muito agradável! É um livro que se pode ler em um fim de semana ou, até mesmo, em um só dia. O exemplar possui 200 páginas, então é realmente uma leitura bem rápida. A fluidez do texto e a escrita simples ajudam bastante na velocidade da leitura.

A editora Valentina publicou outros livros com esta mesma proposta. É uma coleção que se chama “História Para Quem Tem Pressa”. Fiquei curiosa para ler os outros exemplares, como “A História do Cinema” e “A História do Século XX”. É uma ótima introdução para conhecer um novo assunto e também é uma boa opção para sair um pouco do mundo da ficção!



Cineasta, publicitária, marketeira que sonha em passar seus dias escrevendo! Apaixonada por storytelling, seu mundo, coração e alma estão repletos pela magia dos livros, filmes e músicas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *