Resenhas

Me Poupe! Dez passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri | Resenha

‘Me poupe!’: A riqueza não começa com o dinheiro

Ei, você aí que adora rir da própria desgraça financeira com os memes da internet e acha impossível chegar ao fim do mês com um real na conta: ESSA RESENHA É PARA VOCÊ! Sim, em caps lock mesmo, porque é assim que a Nathalia Arcuri –  a criadora do Me Poupe!, primeira plataforma de entretenimento financeiro do mundo – falaria com você (segurando a Margarete, sua colher de pau, claro).

Com humor ácido e sem filtro, a Nath consegue quase o impossível. Ela fala com mais de dois milhões de brasileiros em seu canal no youtube sobre finanças pessoais, juros compostos, tesouro direto, bolsa de valores, CDB, LCI… Sempre de forma descontraída e guiada pelo seu lema “unfucking the nation”.

E a boa notícia para os amantes da literatura é que você pode descobrir as principais dicas da RAINHA DA RIQUEZA em seu livro Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, recentemente publicado pela Editora Sextante. AH, QUE FESTA!

Em primeiro lugar, o que mais impressiona na escrita da Nathalia é o tom. Eu conseguia ouvir a voz da Nath em todas as páginas, pois ela escreve com o mesmo jeito divertido que fala em seu canal. Logo de cara, ela já deixa explícito que o seu objetivo ali não é ganhar um prêmio de literatura, mas “desfuder a sua vida financeira e mostrar que é possível enriquecer licitamente ainda nesta encarnação” (sic, risos).

Seguindo o tom de conversa, a autora propõe ao longo dos capítulos vários exercícios e reflexões que podem ser aplicadas de forma prática no nosso dia a dia. Por exemplo, você sabe exatamente quanto dinheiro entra no seu bolso, quanto dinheiro sai e quanto do seu dinheiro trabalha para você? Isso é algo tão básico e simples que, na maioria das vezes, esquecemos, e é justamente dessa falta de organização que se alimenta “a mente pobre”.

Aliás, a “mentalidade rica x pobre” é o ponto-chave do pensamento da criadora do Me Poupe! e a base para a estrutura do livro. Não por acaso, o primeiro capítulo do livro se chama “Dinheirofobia”, uma doença que afeta a maioria dos brasileiros (eu tô nessa!) e faz com que o dinheiro seja um assunto tabu na nossa sociedade.

Ora, se a gente tem medo de tocar no assunto, discutir quanto ganha, pedir aumento ou simplesmente um desconto, eu te faço uma pergunta: quem manda em quem? O dinheiro manda em você ou você manda no seu dinheiro?

Para Nathalia Arcuri, a mentalidade rica – e, portanto, o começo da sua riqueza lícita nessa encarnação – tem início quando você assume o controle da sua vida financeira. E os primeiros passos são simples, completamente possíveis e estão todos propostos pela autora ao longo do livro.

Eu poderia falar horas e horas por aqui sobre o quanto essa mulher mudou a minha vida desde que a vi em um vídeo do TedX. Ali, ela já me encantou com sua história inspiradora: com dezoito anos, Nath comprou seu primeiro carro à vista com o dinheiro da poupança e, quando se graduou na faculdade de Jornalismo, comprou seu primeiro apartamento (também à vista). Mas tudo isso está documentado nesse livro incrível, o que me poupa (com o perdão do trocadilho) muitas palavras e dá a você uma oportunidade única de enriquecer a sua estante, o seu conhecimento e, claro, a sua conta bancária.

Cresceu devorando os livros da Agatha Christie e esperando sua carta de Hogwarts. Sonha em tomar um café com a Patti Smith e dar um passeio no Maine com o Stephen King. É historiadora, roteirista, contista e contribui para o aumento da taxa demográfica de personagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *