Resenhas

Volte Para Mim, de Paola Alexsandra | Resenha

‘Volte Para Mim’: em seu romance de estreia, Paola nos presenteia com um romance para Jane Austen nenhuma colocar defeito

A liberdade é uma das melhores coisas das quais o ser humano pode usufruir. Liberdade de ser, de pensar, de viver, de amar. Liberdade de escolha. E, quando temos esse direito cerceado, lutamos para reconquistá-lo. Geralmente, não é uma luta fácil. Nos deparamos com sofrimento, medos, receios e inseguranças e constantemente somos levados a fazer escolhas difíceis, que nem sempre são compreendidas e, muitas vezes, levam a julgamentos implacáveis. É nesse turbilhão de emoções que mergulhamos em Volte Para Mim, livro de estreia de Paola Aleksandra (Livros & Fuxicos), publicado pelo selo Essência, da editora Planeta de Livros .

Na trama, acompanhamos a jornada de Brianna em busca de si mesma. Quando tinha apenas 16 anos, ela decidiu fugir e deixar toda a sua vida e família na Inglaterra rumo à Escócia, deixando também as obrigações como herdeira de um duque. A partir daí, Brianna passou a descobrir quem realmente era e o que queria fazer. Até que uma notícia a faz retornar para casa, 11 anos depois, de onde ela descobre nunca querer ter saído. O passado e suas escolhas vêm à tona, e Brianna terá que lutar para retomar o seu lugar junto à família, bem como lidar com os sentimentos por Desmond Hunter, seu melhor amigo e primeiro amor.

Acho que a primeira coisa que preciso dizer é que Paola sabe o que está fazendo em Volte Para Mim. Toda a sua narrativa expõe a propriedade, o cuidado e o carinho com o qual a agora autora desenvolveu toda a história. Aliás, uma história que vai além do gênero romance de época. É um livro que inspira. Que nos faz pensar e refletir sobre as nossas prioridades e sonhos. Sobre autoconhecimento e aceitação.

Brianna é uma protagonista que deixaria Jane Austen orgulhosa. Mesmo à época e com tudo o que o período exige, ela não se contenta com os padrões e resolve, mesmo indo contra tudo e contra todos, ser dona do seu próprio destino. Adoro personagens destemidas e corajosas. É muito fácil nos relacionarmos com ela e simpatizarmos com a sua situação. Não consigo conceber ter pessoas querendo definir o meu futuro e achando que sabem mais sobre o que será melhor para mim do que eu mesma. Ninguém deveria se submeter à vontade dos outros. Mesmo com uma família amorosa e uma vida tranquila e estável, ela se arrisca.

Acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento da personagem é encantador. Adorei as transições temporais e a forma como Paola nos conta, ao longo da história, como tudo aconteceu e as consequências dos atos de Brianna, não apenas para ela, mas para todos à sua volta. Por falar nisso, Volte Para Mim é recheado de personagens cativantes, cada qual com sua especificidade, suas qualidades e defeitos que os tornam tão humanos, quase como se tivessem existido de verdade.

A família de Brianna, pai, mãe e irmã, são igualmente apaixonantes. E, mesmo não concordando com algumas das suas atitudes, não é difícil entender as suas intenções e preocupações. Paola consegue ambientar tão bem a trama que deixa tudo mais leve, mais sensível. A dinâmica entre os personagens é bem construída, em todos os seus contratempos. Achei importante também a história mostrar que as decisões de Brianna afetaram a todos, das mais variadas maneiras. As sutilezas e nuances de sentimentos que permeiam as personagens agregam profundidade e veracidade.

E ainda temos Desmond. Ah, Desmond. Apaixonado, leal, amigo, orgulhoso, teimoso. Arrebatador. Que delícia e angustiante acompanhar as idas e vindas de Desmond e Brianna. Todos as palavras não ditas. As emoções conflituosas. Os medos e anseios. Um romance daqueles que nos fazem suspirar e idealizar mesmo.

No fim do livro, Paola fala muito sobre sonhos. Volte Para Mim, de fato, nos faz sonhar. Nos emociona e surpreende pela sensibilidade e pela coragem. Em sua estreia, Paola não apenas fez jus ao gênero, como também se afirma como uma referência e um novo respiro. Volte Para Mim tem tudo o que nós, que adoramos romances de época, queremos e esperamos. E, até mesmo, um pouco mais. Paola aborda outras questões bem interessantes e, inclusive, nos explica como as inseriu naquele contexto, mas não pretendo falar mais porque me recuso a dar spoiler. Também nos faz querer agir como Brianna e pegar o primeiro voo (estamos em 2018, né?) para a fantástica Escócia. Resumindo, Volte Para Mim é tudo o que eu, Juliana, amo em um bom romance de época: acolhedor e apaixonante.

 

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

4 Comentários

  • Paola Aleksandra

    Eu estou tão emocionada! Fico feliz demais em saber que gostou do livro e que a trama te fez sentir. Mais do que romance e diversão, eu queria uma história sobre identificação e emoção. Eu também não suporto que ditem meus caminhos, mas diferente da Bri, ainda tenho medo de arriscar. Mas aprendi muito com esse livro e com essa mulher, então fico mais do que feliz por saber que você sentiu isso e se conectou com a obra.
    MUITO obrigada mesmo por ler o livro e por essa resenha tão especial e única ♥

    Beijos,

    Pah

    • Juliana d'Arêde

      Ai, Paola, eu é que agradeço!!

      Sua história é LINDA e inspiradora!! Fiquei muito feliz, de verdade, por ler este livro e por você!

      Pode ter certeza de que eu senti mesmo. Fiquei emocionada, surpresa, ansiosa e acalentada com esta leitura! <3

      Que bom que gostou da resenha!! Mas o mérito é todo dessa história incrível e, claro, seu!! 🙂

      Beijos e obrigada pelo comentário!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *