Volte Para Mim, de Paola Alexsandra | Resenha

Review of: volte para mim
books:
paola aleksandra

Reviewed by:
Rating:
5
On 19/07/2018
Last modified:25/07/2018

Summary:

Um romance acolhedor e apaixonante!

‘Volte Para Mim’: em seu romance de estreia, Paola nos presenteia com um romance para Jane Austen nenhuma colocar defeito

A liberdade é uma das melhores coisas das quais o ser humano pode usufruir. Liberdade de ser, de pensar, de viver, de amar. Liberdade de escolha. E, quando temos esse direito cerceado, lutamos para reconquistá-lo. Geralmente, não é uma luta fácil. Nos deparamos com sofrimento, medos, receios e inseguranças e constantemente somos levados a fazer escolhas difíceis, que nem sempre são compreendidas e, muitas vezes, levam a julgamentos implacáveis. É nesse turbilhão de emoções que mergulhamos em Volte Para Mim, livro de estreia de Paola Aleksandra (Livros & Fuxicos), publicado pelo selo Essência, da editora Planeta de Livros .

Na trama, acompanhamos a jornada de Brianna em busca de si mesma. Quando tinha apenas 16 anos, ela decidiu fugir e deixar toda a sua vida e família na Inglaterra rumo à Escócia, deixando também as obrigações como herdeira de um duque. A partir daí, Brianna passou a descobrir quem realmente era e o que queria fazer. Até que uma notícia a faz retornar para casa, 11 anos depois, de onde ela descobre nunca querer ter saído. O passado e suas escolhas vêm à tona, e Brianna terá que lutar para retomar o seu lugar junto à família, bem como lidar com os sentimentos por Desmond Hunter, seu melhor amigo e primeiro amor.

Acho que a primeira coisa que preciso dizer é que Paola sabe o que está fazendo em Volte Para Mim. Toda a sua narrativa expõe a propriedade, o cuidado e o carinho com o qual a agora autora desenvolveu toda a história. Aliás, uma história que vai além do gênero romance de época. É um livro que inspira. Que nos faz pensar e refletir sobre as nossas prioridades e sonhos. Sobre autoconhecimento e aceitação.

Brianna é uma protagonista que deixaria Jane Austen orgulhosa. Mesmo à época e com tudo o que o período exige, ela não se contenta com os padrões e resolve, mesmo indo contra tudo e contra todos, ser dona do seu próprio destino. Adoro personagens destemidas e corajosas. É muito fácil nos relacionarmos com ela e simpatizarmos com a sua situação. Não consigo conceber ter pessoas querendo definir o meu futuro e achando que sabem mais sobre o que será melhor para mim do que eu mesma. Ninguém deveria se submeter à vontade dos outros. Mesmo com uma família amorosa e uma vida tranquila e estável, ela se arrisca.

Acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento da personagem é encantador. Adorei as transições temporais e a forma como Paola nos conta, ao longo da história, como tudo aconteceu e as consequências dos atos de Brianna, não apenas para ela, mas para todos à sua volta. Por falar nisso, Volte Para Mim é recheado de personagens cativantes, cada qual com sua especificidade, suas qualidades e defeitos que os tornam tão humanos, quase como se tivessem existido de verdade.

A família de Brianna, pai, mãe e irmã, são igualmente apaixonantes. E, mesmo não concordando com algumas das suas atitudes, não é difícil entender as suas intenções e preocupações. Paola consegue ambientar tão bem a trama que deixa tudo mais leve, mais sensível. A dinâmica entre os personagens é bem construída, em todos os seus contratempos. Achei importante também a história mostrar que as decisões de Brianna afetaram a todos, das mais variadas maneiras. As sutilezas e nuances de sentimentos que permeiam as personagens agregam profundidade e veracidade.

E ainda temos Desmond. Ah, Desmond. Apaixonado, leal, amigo, orgulhoso, teimoso. Arrebatador. Que delícia e angustiante acompanhar as idas e vindas de Desmond e Brianna. Todos as palavras não ditas. As emoções conflituosas. Os medos e anseios. Um romance daqueles que nos fazem suspirar e idealizar mesmo.

No fim do livro, Paola fala muito sobre sonhos. Volte Para Mim, de fato, nos faz sonhar. Nos emociona e surpreende pela sensibilidade e pela coragem. Em sua estreia, Paola não apenas fez jus ao gênero, como também se afirma como uma referência e um novo respiro. Volte Para Mim tem tudo o que nós, que adoramos romances de época, queremos e esperamos. E, até mesmo, um pouco mais. Paola aborda outras questões bem interessantes e, inclusive, nos explica como as inseriu naquele contexto, mas não pretendo falar mais porque me recuso a dar spoiler. Também nos faz querer agir como Brianna e pegar o primeiro voo (estamos em 2018, né?) para a fantástica Escócia. Resumindo, Volte Para Mim é tudo o que eu, Juliana, amo em um bom romance de época: acolhedor e apaixonante.

 

Um romance acolhedor e apaixonante!

Juliana d'Arêde

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

4 comentários em “Volte Para Mim, de Paola Alexsandra | Resenha

  • Pingback: As melhores leituras do ano do Vai Lendo | Vai Lendo

  • 23/07/2018 em 11:51
    Permalink

    Eu estou tão emocionada! Fico feliz demais em saber que gostou do livro e que a trama te fez sentir. Mais do que romance e diversão, eu queria uma história sobre identificação e emoção. Eu também não suporto que ditem meus caminhos, mas diferente da Bri, ainda tenho medo de arriscar. Mas aprendi muito com esse livro e com essa mulher, então fico mais do que feliz por saber que você sentiu isso e se conectou com a obra.
    MUITO obrigada mesmo por ler o livro e por essa resenha tão especial e única ♥

    Beijos,

    Pah

    Resposta
    • 26/07/2018 em 12:23
      Permalink

      Ai, Paola, eu é que agradeço!!

      Sua história é LINDA e inspiradora!! Fiquei muito feliz, de verdade, por ler este livro e por você!

      Pode ter certeza de que eu senti mesmo. Fiquei emocionada, surpresa, ansiosa e acalentada com esta leitura! <3

      Que bom que gostou da resenha!! Mas o mérito é todo dessa história incrível e, claro, seu!! 🙂

      Beijos e obrigada pelo comentário!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.