Geral,  Notícias

Degustando Palavras anuncia quarta temporada de dar água na boca e na mente

Série de eventos que reúne arte, literatura e gastronomia volta para uma mais uma edição com novidades e um jantar literário mais do que especial

Em time que está ganhando não se mexe, já diria o ditado. Se o tempero deu certo, então, a gente mantém a receita e segue o caldo. Para alegria e satisfação gastronômica geral, o Degustando Palavras, série de eventos que reúne arte, literatura e gastronomia, anunciou recentemente a sua quarta temporada, que será realizada de 8 de maio a 11 de junho. Dentre as novidades da nova edição estão o dia e o local: agora, os encontros serão às terças, na Deli Delícia do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Preparem-se para se deliciar com e receitas e personagens já conhecidos, provarem novos sabores e redescobrirem outros nomes célebres da literatura mundial. E, mais uma vez, o Vai Lendo tem o prazer de ser um dos parceiros dessa empreitada.

Cardápio ‘Degustando Palavras’/ Foto: Michelle Strzoda

O Degustando Palavras segue com a mediação da historiadora Ana Roldão e a curadoria da editora Michelle Strzoda, dupla essa que continua com a missão de surpreender os paladares e as mentes dos participantes, numa parceria que vem desde 2013. Para isso, elas reuniram um time de peso para a quarta temporada: Jane Austen, Frida Kahlo, Salvador Dalí, Maria Antonieta e Fernando Pessoa.

“A Frida e o Fernando são o nosso sucesso de público principal”, explicou Michelle ao Vai Lendo. “Esses eventos sempre lotam. Até hoje, todos os eventos sobre eles funcionaram. Frida é Frida. é imortal. Ela sempre vai ter o seu protagonismo. Os eventos sobre Fernando Pessoa são viscerais porque a Ana é portuguesa e parece que ela chegou de Portugal hoje; não parece que ela já tem 25 anos de Rio. Ela respira isso. E ela é muito passional. Quando a Ana fala de Portugal, é impossível não remeter. E, quando ela fala do Pessoa, da obra, ela fala por si. As pessoas se emocionam no evento, se envolvem. É muito bacana, interessante. Eu sou suspeita porque é um dos personagens que eu mais gosto de trabalhar, é o meu poeta preferido. A gente se transporta para Lisboa. é difícil fazer um Degustando e não colocar esses dois. Temos outros personagens queridos, mas esses dois estão no Top 5, digamos assim”.

Além de pensar em como atualizar e renovar o evento, Michelle e Ana precisam também se envolver arduamente numa pesquisa minuciosa para destrinchar a vida e as obras desses escritores, de forma que elas consigam trazer uma nova experiência não apenas literária, mas também sensorial, através da gastronomia.

“A gente apresenta um personagem sobre uma nova ótica”, afirmou Michelle. ” É muito interessante a gente descobrir ou redescobrir ou reler esses grandes nomes da literatura, artistas, grandes nomes da cultura pelo viés da gastronomia. É uma maneira maravilhosa para redescobri-los e se redescobrir também. O Degustando Palavras é isso, é resgate, memória. É a gente se autoconhecer melhor, comer melhor, entender a comida como cultura, a cultura da alimentação. Vamos abrir com Jane Austen, que tem uma legião de fãs, e já tivemos uma resposta muito interessante. Já temos inscritos nesta temporada. E há também uma novela tentando fazer uma releitura sobre a obra dela. É apaixonante, ardente, e tem muita coisa de comida relacionada à Jane Austen. Às vezes, a dificuldade não é nem relacionar o personagem à comida, mas tirar coisa. Porque tem muito material. Fazer esse recorte, essa edição no Degustando é um desafio também”.

Leia também:

Degustando Palavras: Da Vinci muito além do Louvre

Degustando Palavras: a mente saborosa e ousada de Simone De Beauvoir

Degustando Palavras: um encerramento delicioso com um toque de Agatha Christie

“Pela primeira vez, o Degustando vai ter um jantar de palavras e de experiências sensoriais”, contou Michelle. “Este é o grande diferencial desta temporada. A gente sempre teve uma degustação surpresa nos encontros e, agora, vamos ter também um brinde de boas-vindas, tudo surpresa. As pessoas vão poder levar os cardápios para casa, tem joguinho americano. As lojas da Deli Delícia estão super equipadas. Ficamos muito felizes com o convite deles para sediar o evento. O jantar será realizado no dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados. Vai ser um panorama de tudo o que falamos em cada encontro. É para aproveitar, degustar e se deliciar total”.

Nova edição do ‘Degustando Palavras’ agora em novo local, na Deli Delícia do Jardim Oceânico/Foto: Michelle Strzoda
MENU
Terça-feira, 8 de maio >> 1º encontro
Entre piqueniques, chás, jantares, cardápios e pães de ló – A comida no universo literário de Jane Austen
Uma das autoras mais queridas e lidas no mundo, a literatura charmosa e envolvente de Jane Austen abriga saborosas comidas e refeições em suas páginas. Com cenas refinadas em suas obras, desvendamos as personalidades e vocações de suas personagens através dos eventos gastronômicos em histórias como Mansfield ParkEmmaPersuasão Orgulho e preconceito.
 
Terça-feira, 15 de maio >> 2º encontro
A cozinha de Frida Kahlo
A ousadia artística de Frida, suas dores, seus romances e sua personalidade avassaladora contribuíram para que se tornasse uma exímia cozinheira. Frida registrava suas receitas num caderno que ela chamou de Livro da erva santa, onde escreveu memórias, intimidades, seus pratos favoritos e modos de preparo.
 
Terça-feira, 22 de maio >> 3º encontro
A pintura e as experiências gastronômicas no surrealismo de Salvador Dalí
Uma viagem pela vida e obra de um dos personagens mais controversos do movimento surrealista. Importante artista catalão, Dalí ficou internacionalmente conhecido pela verve surrealista de suas pinturas e esculturas, que apresentam composições inusitadas e excêntricas.
 
Terça-feira, 29 de maio >> 4º encontro
Muito além de brioches – A polêmica Maria Antonieta e os aromas de Versailles
O serviço de mesa da Corte, os protocolos, a origem das louças e vestimentas parisienses. A rainha Maria Antonieta não só precisou se adaptar a isso tudo, como se sobressaiu, criando um estilo próprio que influenciou Versailles e a moda e costumes de sua época. 
 
Terça-feira, 5 de junho >> 5º encontro
Fernando Pessoa e os cafés lisboetas
“A fome só se satisfaz com a comida e a fome de imortalidade da alma com a própria imortalidade. Ambas são verdadeiros instintos.” Inspirado na frase imortalizada de Fernando Pessoa, esta cozinha de palavras baseada em história e poesia tem cenário lisboeta.
 
Segunda-feira, 11 de junho >> 6º encontro
Jantar de Palavras
Uma experiência sensorial, para aguçar o paladar cultural e literário, com leituras de pratos e drinques inspirados em Jane Austen, Frida Kahlo, Salvador Dalí, Maria Antonieta e Fernando Pessoa. Cinco harmonizações exclusivas com a assinatura Degustando Palavras e Deli Delícia criadas especialmente para este jantar.
 
SERVIÇO
Degustando Palavras
Datas: 8, 15, 22 e 29 de maio; e 5 de junho (terças-feiras)
Valor por encontro: R$ 98,00 (com direito a drinque de boas-vindas e brinde gastronômico)
Jantar de Palavras 
Data: 11 de junho (segunda-feira)
Valor: R$ 180,00 (cinco serviços harmonizados, com direito a um acompanhante)
Local: Deli Delícia . Av. Olegário Maciel 293 . Jardim Oceânico . Barra da Tijuca . RJ
Para maiores informações acesse: https://www.facebook.com/degustandopalavrasoficial/

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *