Resenhas

O Vilarejo, Raphael Montes | Resenha

‘O Vilarejo’: uma leitura que prende a cada conto

Sete pecados capitais. Sete demônios que invocam o mal nas pessoas. Cada conto uma história de arrepiar que mostra acontecimentos que assombraram e dizimaram um pequeno vilarejo isolado. Será que a fome e o frio são capazes de provocar o mal ou ele sempre esteve presente naqueles moradores? Em O Vilarejo, publicado pela Editora Suma, Raphael Montes nos apresenta sete histórias conectadas pela maldade, degradação humana e o terror.

Fugindo um pouco do policial, gênero que o consagrou, Raphael consegue cativar o público com uma boa coletânea de textos. O talento do autor é indiscutível! Com um bom ritmo, ele nos envolve com cada personagem e trama apresentada. Mesmo independentes, os contos de O Vilarejo mostram certa coesão. Tudo é muito bem costurado.

Ao contrário de outros livros de contos, O Vilarejo consegue se livrar de um dos males que mais atingem o formato: a falta de ritmo de leitura pela quebra dos textos. Por terem uma conexão, tanto pela contextualização quanto pelos personagens, acaba que o leitor fica entretido na trama sinistra dos habitantes daquele vilarejo. Assim, fica difícil interromper a leitura e, por ser uma obra curta, é fulgás. No entanto, a obra não se livra de outro mal que assola esta literatura, que é manter a qualidade de todos os textos apresentados.

No geral, o padrão de qualidade é alto. Logo de cara, o conto Banquete para Anatole arrebata os leitores. Sério, é muito interessante, perturbador e chocante! Porém, em O Negro Caolho, acredito que o desenvolvimento, ou melhor, a mudança de comportamento de uma das personagens é mal explicada e isso acaba atingindo a trama central que permeia O Vilarejo e resvala em outros contos.

Um outro ponto que não me agradou muito foi a tentativa, no prefácio e no posfácio, de dar um toque de realidade à obra. Não achei muito convincente o autor ter se colocado como tradutor de obras vendidas para um sebo. Ficcionalizou demais o encontro do material para dar um ar de “sinistro” nos textos e acabou tirando o terror da história em si.

Em relação à ordem de leitura, que é vendida como algo que pode ser lido de forma aleatória, acredito que isso seja um pouco questionável. Se lermos o último conto logo de cara, acho que a trama central perde o seu encanto. Assim, sugiro manter a ordem mesmo. Ou, pelo menos, seguir as posições dos primeiro e último textos.

Para complementar a ótima narrativa de Raphael Montes, O Vilarejo apresenta ilustrações que reforçam as emoções e os personagens, que, por limitações de formato, tendem a ser mais omitidos nos contos. As imagens estão fantásticas! Um belo conjunto que passa todo o terror e a dramaticidade dos acontecimentos narrados. Para deixar registrado, as ilustrações são de Marcelo Damm. Além disso, o trabalho gráfico do livro como um todo está incrível e todos os detalhes de acabamento, impecáveis.

O Vilarejo é uma ótima oportunidade de ver Raphael Montes, já consagrado na literatura policial nacional, desbravando o universo sinistro do terror. É um livro muito ágil e bem escrito, repleto de surpresas que vão deixar o leitor tenso.

Apaixonado por histórias, tramas e personagens. É o tipo de leitor que fica obsessivamente tentando adivinhar o que vai acontecer, porém gosta de ser surpreendido. Independente do gênero, dispensando apenas os romances melosos, prefere os livros digitais aos impressos, pois, assim, ele pode carregar para qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *