Resenhas

Amor & Gelato, de Jenna Evans Welch | Resenha

‘Amor & Gelato’: aquela leitura doce com sabor de sobremesa

Você já teve o prazer de provar um sorvete italiano? O maravilhoso e inesquecível gelato? Sem dúvida, é uma experiência gastronômica inexplicável. Aquela cremosidade, um sabor tão intenso que chega a hipnotizar e nos faz querer repetir. Pois é exatamente esse o “gosto” de Amor & Gelato, de Jenna Evans Welch, publicado pela editora Intrínseca.

Em Amor & Gelato, conhecemos a jovem Lina, uma adolescente que acaba de perder a mãe e vai parar na Itália para não apenas conhecer, mas viver com o pai que ela nem sabia que tinha. Se, para qualquer um, a chance de morar em outra país e poder recomeçar seria praticamente um sonho, para Lina está mais para um pesadelo. Ela não consegue se sentir à vontade, até conhecer Lorenzo. Será que Lina vai conseguir se adaptar e dar uma nova chance à própria vida?

Amor & Gelato é um livro fofo. Extremamente fofo. Fofissimamente fofo. Acho que já deu para entender, né? É aquele tipo de leitura para aquecer o coração e nos fazer sonhar com as belas paisagens da Toscana e desejar muitas e saborosas bolas de sorvete. Ou seja, não tem como não amar. É preciso saber reconhecer a delicadeza e a leveza da narrativa de Jenna, que constrói uma história sem maiores pretensões, mas consegue deixar um sorriso no nosso rosto ao longo de toda a leitura. Simplesmente impossível não torcer por Lina, não querer pegar o primeiro avião para a Itália e desbravar Florença ao lado de Howard e de Ren.

Lina é uma protagonista cativante. Uma adolescente que passa pelo momento mais difícil de sua vida e, ainda assim, é capaz de encarar um novo desafio e manter uma personalidade bastante forte e carismática. Confesso que dei boas risadas com algumas das suas tiradas. E que sensibilidade da autora ao abordar a perda da mãe, a saudade e suas lembranças. Não posso me alongar sobre isso para não dar spoilers, mas chega a ser emocionante acompanhar Lina em sua jornada de autoconhecimento e também de revelações. E, de certa forma, viver duas histórias ao mesmo tempo. Eu achei muito bonito, de verdade.

E o que falar de Howard, Ren e Sonia? Só digo que eu realmente gostaria de conhecê-los, assim como a Lina. É muito fácil a gente criar uma conexão com esses personagens, porque eles são tão naturais, tão humanos. Tive empatia logo de cara por eles (sim, gente, eu sei que eles são apenas personagens, mas me deixem sonhar, ok? É tudo culpa do livro). Howard e Ren, por sua vez, são fundamentais para o crescimento da própria Lina, e a química dela com ambos (em sentidos diferentes, obviamente) é contagiante. E Sonia é tipo aquela fada madrinha meio maluca e simpática que você gosta logo de cara.

Como eu já havia comentado, Amor & Gelato é um livro leve e singelo, com uma escrita tão gostosa que a leitura flui sem você perceber. E você aproveita cada momento, cada paisagem descrita por Jenna, cada experiência vivida por Lina. Não espere uma trama rebuscada. Pelo contrário. Aproveite essa história para simplesmente viajar e se apaixonar. Esse é um livro com aquele gosto que só a nossa sobremesa favorita tem: de quero mais.

Jornalista de coração. Leitora por vocação. Completamente apaixonada pelo universo dos livros, adoraria ser amiga da Jane Austen, desvendar símbolos com Robert Langdon, estudar em Hogwarts (e ser da Grifinória, é claro), ouvir histórias contadas pelo próprio Sidney Sheldon, conhecer Avalon e Camelot e experimentar a magia ao lado de Marion Zimmer Bradley, mas conheceu Mauricio de Sousa e Pedro Bandeira e não poderia ser mais realizada "literariamente". Ainda terá uma biblioteca em casa, tipo aquela de "A Bela e a Fera".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *